REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Seca é o desafio apontado por prefeitos dos Inhamuns

O clima semiárido, caracterizado pelas baixas precipitações pluviométricas, que ocasiona longos e difíceis períodos de estiagem, especialmente nessa região do Estado, é um dos maiores - senão o maior - desafio das gestões municipais. Grande parte dos municípios dos Sertões de Crateús e Inhamuns estão localizados na área mais árida do Ceará. E a lembrança próxima do difícil ano de 2012 é o que está mais latente na memória dos gestores. E isso é nominado por eles como a raiz dos desafios que serão enfrentados nos próximos quatro anos.

Nos discursos de posse, a quase unanimidade dos gestores citou a instabilidade climática como o grande desafio. A ausência de chuvas provoca insegurança nesses municípios cuja vocação maior é a agricultura e pecuária. A falta de água, a baixa reserva hídrica dos reservatórios ocasiona baixa produção no campo com grandiosos reflexos negativos na economia.

Para o prefeito de Quiterianópolis, a falta de água é o grande problema a ser enfrentado por ele e equipe. A população, composta por 19 mil habitantes, sofre desde o início do ano com a falta de água. O reservatório Colina está sem reserva hídrica há vários meses e muitas pessoas estão adquirindo água nos carros-pipas que transportam água do município de Novo Oriente e de Assunção, no vizinho Estado do Piauí.

A solução, segundo o novo gestor, José Barreto Couto Neto, natural de Jardim, com atuação como médico no município, é a construção de um novo reservatório, adequado às necessidades local. "O grande problema hoje em Quiterianópolis é a falta de água. O município necessita com urgência da construção de um reservatório e essa será a nossa maior luta", destaca ele. (Do Jornal Díário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo