Após quase 6 anos, a polêmica cassação do título de cidadania quixeramobinense do médico e ex-presidente da Câmara Municipal, Walmir Leite Pontes, teve mais um episódio.
A época, por integrar a família do grupo político comandado por Rômulo Coelho (MDB), opositor histórico de Cirilo Pimenta (PDT), o vereador José Gomes do Nascimento Filho (Zé do Povo - PSL), aliado de Pimenta, propôs a cassação do diploma do médico por um comentário/crítica que ele teria feito à Câmara em rede social, relacionado ao aumento da taxa de iluminação. A atitude, apesar de aprovada pelos vereadores, rendeu inúmeros comentários negativos aos parlamentares e ao Legislativo Municipal. O título foi concedido ao médico em 24 de novembro de 1982, pelo vereador Salviano Carlos (em memória) e cassado 32 anos depois, em 13 de maio de 2015.
Somente na sessão de hoje, 14/04, o projeto de Decreto Legislativo 001/2021, de autoria do vereador Gleidson Araújo (PP), pediu a cassação do também Decreto Legislativo que revogou o título do ex-presidente da Câmara. Desta forma, Walmir Leite Pontes passa a ser considerado formalmente e novamente cidadão quixeramobinense.
O médico tem relevantes serviços prestados. Mas, recentemente, esteve a frente da doação de capacetes Elmo, da Unimed, aos municípios de Quixeramobim e Quixadá. Inclusive, o atual gestor, Cirilo Pimenta, foi a pessoa a receber os equipamentos das mãos do médico, presidente regional da empresa.
O que diz Dr. Walmir?
![]() |
| Foto: Reprodução/Facebook |
Em conversa com o blog Quixeramobim Agora, Dr. Walmir revelou seu sentimento ao ver o assunto retornando à pauta da sessão da Câmara Municipal, Casa que um dia também integrou: "Com a consciência tranquila, nunca fiz nada para desmerecer. Critiquei e mantenho a crítica no último aumento da taxa de iluminação pública, sem planilha que justificasse. Considero aumento de imposto, taxas, contribuições, assunto que merece discussão técnica, pelo efeito cascata. Era o único brasileiro, depois da promulgação da Constituição Federal, punido por opinião. A censura foi banida há tempos, o livre pensar eleva o debate", ressaltou.
O médico também citou seu empenho em ajudar o Município: "Nunca deixei de ajudar Quixeramobim, tenho prêmio nacional pela Praça e o projeto Verde Vida, promoção de saúde. Na cultura, conseguimos trazer o acervo do Antônio Conselheiro para o Memorial, criamos empresas, emprego, renda, impostos, estímulo às ideias inovadoras. Como todo ser humano, tenho meus defeitos. NÃO PODEMOS ESCOLHER O LOCAL PARA NASCER, SIM PARA VIVER. ESCOLHI AQUI, SOU FELIZ", (sic).

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo