REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 17 de março de 2020

Diocese de Quixadá emite nota e suspende todos os eventos que favoreçam o aglomerado de pessoas

A Diocese de Quixadá resolveu se manifestar nesta terça-feira, 17, após as medidas anunciadas em prevenção e combate ao novo coronavírus, que conta com 9 casos confirmados e 62 suspeitos, deste último dado, inclui  um quixadaense, conforme boletim da Secretaria de Saúde do Estado.

Em nota, o bispo diocesano Dom Ângelo Pignoli, informou seis medidas que serão adotadas a partir desta data até o dia 31 de março por todas as paróquias da região. Quixeramobim se enquadra nessa decisão. Acompanhe:

Considerando as posições oficiais dos organismos de governo nos âmbitos internacional, nacional, estadual e municipal, ciente da gravidade do problema especialmente para a nossa região mais pobre e carente de serviços como também da missão da Igreja no que se refere à defesa e promoção da vida, a Diocese de Quixadá no conjunto de instituições [...], dispõe sobre as seguintes medidas a partir do dia 31 de março de 2020:

1 - Suspende todos os eventos que favoreçam o aglomerado de pessoas, a saber: reuniões, assembleias, via-sacra, mutirões penitenciais, procissões, catequese, grupos de oração e outros;

2 - Dispensa à norma do cân. 1247 do Código de Direito Canônico o preceito dominical e festivo de participar da Santa Missa;

3 - Recomenda que se mantenha as missas preceituais, na medida do possível, favorecendo a transmissão de mídias;

4 - Intensificar momentos de oração pessoal e em família, a exemplo e sob a intercessão da Sagrada Família - padroeira da Diocese, de modo especial a leitura e meditação da Palavra de Deus, a oração diária do Santo Terço e a piedade devocional;

5 - Recomenda a manter as igrejas abertas o maio tempo possível para que seja favorecida a oração pessoal e silenciosa ao Santissímo Sacramento.

6 - Mantendo a comunhão com a CNBB, o Regional Nordeste I e as dioceses que se pronunciaram anteriormente sobre o comportamento nas missas (evitar o abraço da paz, dar as mãos na oração do pai nosso, a comunhão eucarística na boca, mantendo uma distância razoável entre as pessoas).

Estas medidas e orientações têm caráter provisório, podendo ser mantidas ou alteradas conforme as circunstâncias exigirem.

No que diz respeito a Semana Santa nos pronunciaremos oportunamente com orientações específicas", finaliza a nota.

Quais são os dias de preceito na Igreja?
1 – Todos os domingos do ano são dias de preceito.
2 – Várias datas de preceito na Igreja já caem normalmente em domingos, como o Domingo de Ramos, o Domingo de Páscoa, o Domingo de Pentecostes, o Domingo da Santíssima Trindade.
3 – Os dias de preceito que podem não cair em domingo são os seguintes dez:
A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro;
A Epifania (Dia de Reis), em 6 de janeiro;
São José, em 19 de março;
A Ascensão de Jesus ao Céu, na quinta-feira da 6ª semana da Páscoa;
Corpus Christi, na quinta-feira após a oitava de Pentecostes;
São Pedro e São Paulo, em 29 de junho;
A Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto;
Todos os Santos, em 1º de novembro;
A Imaculada Conceição de Nossa Senhora, no dia 8 de dezembro;
O Natal, em 25 de dezembro.

Detalhe: Mesmo algumas das celebrações sujeitas a cair em dias da semana podem ser movidas para o domingo seguinte, conforme as orientações específicas da Conferência Episcopal de cada país. (Da Aleteia)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo