A camisa 10 é uma das mais históricas e cobiçadas no futebol. E, no Clássico-Rei deste sábado (1), disputado na Arena Castelão e válido pela Copa do Nordeste, os camisas 10 dos times Fortaleza e Ceará ostentaram o número em alusão a um mesmo propósito: conscientizar sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação integra a campanha “10 minutos contra o mosquito”, realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Osvaldo, da equipe tricolor, e Felipe Baixola, do time alvinegro, entraram em campo com a palavra “minutos” embaixo dos números em suas camisas 10. Esse é o tempo semanal necessário para cuidados como cobrir recipientes que possam acumular água, colocar areia nos pratinhos das plantas e esvaziar e limpar o reservatório de água da geladeira. Ações simples que evitam a proliferação do agente transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O atacante do Fortaleza entende a importância da campanha e ressalta o alcance que o futebol tem junto à população. “Espero que as pessoas entendam que, cuidando do nosso lar, estamos cuidando das pessoas à nossa volta. Fico feliz em poder, de uma certa forma, colaborar para que, cada vez mais, a gente possa se ver livre desse mosquito”, destaca.
O meia-atacante do Ceará demonstra orgulho em ser parte de uma ação tão importante, e incentiva a participação de todos. “Que as pessoas possam se conscientizar e ficar atento, pois é um assunto muito sério: são doenças muito graves Fiquei muito contente em fazer parte, junto com o clube, e, sempre que puder, é importante fazer”, diz Felipe Baixola.
O governador do Ceará, Camilo Santana, elogia o engajamento das equipes à campanha, e convoca os cidadãos a fazerem sua parte. “Nossos clubes marcaram um golaço. Se cada família tirar 10 minutos para eliminar os focos de água parada em casa, todo mundo fica protegido”, pontua. (Com Ascom)


Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo