REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Quixeramobim registra rajadas de mais de 60 km/h

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos  (Funceme) registrou, neste domingo (26), rajadas de mais de 60 km/h. O aumento repentino da velocidade dos ventos foi provocada por sistemas meteorológicos que formaram-se próximo ao norte do Nordeste.

Pela manhã, uma linha de instabilidade trouxe chuva e rajadas que atingiram 47 km/h. Este sistema é formado a partir de um conjunto de nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) em forma de linha, sendo estas também associadas a precipitações mais intensas. Nas imagens de radar e satélite monitoradas pela Funceme, é possível ver, com clareza, o fenômeno.

Segundo a Funceme, o calor e a alta umidade dos últimos dias foram ‘ingredientes’ para a instabilidade atmosférica deste sistema atmosférico proporcionar fortes rajadas próximo ao litoral.

Já no período da tarde, devido à presença de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) no norte do Estado que, assim como a linha de instabilidade está associado a nuvens do tipo Cb, provocou mais precipitações e ventos fortes. No balanço até a tarde de hoje, a maiores rajadas registradas pela Funceme, por município, foram de:

65,1 km/h – Sobral

60,8 km/h – Quixeramobim

54,7 km/h – Morada Nova

47,5 km/h – Jaguaruana

47,1 km/h – Fortaleza

Após o domingo de ventos fortes em determinados municípios do Ceará, novas rajadas foram registradas na tarde desta segunda, 27, porém, com impactos menores.

A maior foi de 47,5 km/h em Tianguá, na Ibiapaba. Já em Sobral, Jaguaruana e Quixeramobim, o aumento repentino na velocidade dos ventos atingiu cerca de 40 km/h.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo