REDIRECIONAMENTO

sábado, 21 de dezembro de 2019

Grupo de Contingência: colegiado agiliza tomada de decisão no enfrentamento aos efeitos da seca

Foi no início de 2015, no contexto de agravamento dos efeitos da estiagem, bem como da ampliação deles para as áreas mais povoadas do interior do Ceará, que surgiu o Grupo de Contingência. A rigor, a equipe de técnicos que se reunia em torno de assuntos pontuais relativos ao abastecimento passou a se encontrar sistematicamente às sextas-feiras, anabolizado por novos atores. O ambiente para a realização das reuniões revela a importância dada ao tema, o Palácio da Abolição. Ali, nos últimos cinco anos, os encontros semanais reforçam as tomadas de decisões, faça chuva ou faça sol.

Com a urgência das demandas, a reunião semanal tornou-se insuficiente. Iniciou-se, então processo de reunião permanente, via aplicativo de mensagens: 24 horas de atenção e vigilância. Nascia, assim, o Grupo de Contingência. “A reunião permanente via aplicativo de celular garante maior tempestividade às decisões. E, para, além disso, motiva ainda mais a equipe”, avalia o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Participam do Grupo de Contingência – tanto de forma virtual, quanto presencial – os vários secretários de Estado das pastas que mantêm interface com soluções hídricas, chefes de órgãos e autarquias, e a Casa Civil. O próprio governador Camilo Santana se reúne com parte da equipe sistematicamente. “A integração de toda essa massa crítica vem garantido agilidade nas respostas e a obtenção de soluções consideradas até inusuais, mas que, diante da emergência, acabam por se mostrarem fundamentais”, destaca o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias.

Uma das primeiras medidas adotadas no âmbito do Grupo de Contingência foi a intensificação do programa de Adutoras de Montagem Rápida (AMRs). Esse tipo de adutora, mostrou-se o meio mais eficiente para restabelecer o serviço de abastecimento de água de sedes municipais, ao mesmo tempo em que era a forma mais eficiente de aproveitar o restante de água de alguns reservatórios mais resilientes à seca. No atual governo, mais de 400 quilômetros de AMRs já foram entregues à população de diversos municípios. (Da Ascom)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo