De seca em seca o Centro do Sertão sobrevive. De sol a sol, o povo semeia, colhe, cria e ordenha. Assim é Quixeramobim, terra de culturas, sabores e personalidades fortes, que carregam o nome deste município em âmbito nacional e mundial. Distante 204km de Fortaleza, e terra do ilustre Antônio Conselheiro, filho reconhecido como herói, missionário e guerreiro por ideais fortes, celebra hoje, 14 de agosto, 230 anos de emancipação política.
1702. Esse foi o ano em que foi iniciada a formação da cidade que viria a se tornar sede da maior bacia leiteira do Estado do Ceará. Em um traçado de tempo, o município foi inaugurado em 13 de agosto de 1789, com sua emancipação política. Anos depois, em 14 de agosto de 1856, a Vila de Campo Maior foi elevada à categoria de cidade, pela Lei nº 770.
Quixeramobim, cuja etimologia significa carne gorda, é terra de gente forte, que não se deixa abalar por qualquer problema. Nas suas Igrejas, é possível ver a devoção de seu povo ao Santo Padroeiro, e em junho a Matriz brilha e lota com os festejos a Santo Antônio.
Foto: Daniel Chaves
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo