REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 2 de julho de 2019

PDT e PSDB sinalizam aliança para disputar Prefeitura de Fortaleza; PT não acredita na viabilidade da união

O evento de anúncio do pacote de obras para Fortaleza, estimado em R$ 1,5 bilhão, contou com a presença de líderes políticos de diversos partidos, fazendo com que, da solenidade, saíssem declarações que indicam alianças políticas visando 2020 e a Prefeitura de Fortaleza.

No momento, estavam presentes o senador Tasso Jeressati (PSDB), o governador Camilo Santana (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), José Sarto (PDT), além do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e Samuel Dias, secretário de Governo (Segov) cotado para suceder o gestor da capital.

Em declaração, Ciro elogiou Tasso, afirmando que o tucano é um dos “maiores cearenses de todos os tempos”. Este, por sua vez, classificou Ciro como um “velho amigo”, apesar das diferentes concepções ideológicas.

Sobre uma aliança entre tucanos e pedetistas, Tasso respondeu: “Tudo pode acontecer, tudo pode acontecer […] desde que haja convergência de projetos e ideias, é possível.”

Ciro, por sua vez, foi mais cauteloso ao falar sobre a possível aliança: “Não necessariamente”. O ex-governador ressaltou que é uma tradição da política cearense a união entre atores antagonistas “para o bem da população”.

Quem também elogiou Tasso foi o presidente da ALCE, que é cotado para a Prefeitura de Fortaleza: “É político de estatura acima da média brasileira. Independente do partido, ele tem compromisso com o Ceará, tem compromisso com Fortaleza.”

O ex-deputado Carlos Matos, possível nome do PSDB para disputar o Paço da Capital, declarou que acha natural a afirmação de Tasso, mas disse que a aliança com o PDT será possível sem “deixar a porta aberta para o PT”.

Sobre a declaração de Matos, quem se pronunciou foi o deputado federal José Guimarães (PT), dizendo que o tucano “não tem qualquer predicado para falar do PT”. Além disso, o parlamentar não crê na viabilidade da união dos tucanos e pedetistas: “O PSDB participou do ‘golpe’, o PDT participou dos governos do PT.”

Além disso, Guimarães declarou que, caso a conversa com os outros dois partidos não prospere, o PT lançará um nome forte para disputar o Executivo Municipal da Capital. Até o momento, o nome cotado pelo partido é o de Luizianne Lins, mas, Guimarães citou a possibilidade de ele mesmo entrar na disputa, como também, os deputados federal e estadual José Airton e Elmano de Freitas, respectivamente.

Deodato Ramalho, presidente do PT de Fortaleza, falou que líderes do PDT e Tasso têm aliança histórica, que se deslocou em razão de “interesses de momento […] Quem comanda o PDT na Ceará não tem a raiz trabalhista. É em quem o PSDB tenta se agarrar. Nesse sentido é o PSDB atrás de uma tábua de salvação.”

Do Repórter Ceará

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo