Com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade da produção leiteira do Sertão Central cearense, a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) de Quixeramobim possui, desde dezembro de 2018, um laboratório para análise da qualidade do leite que oferece os serviços a baixo custo para os pequenos produtores da região.
Antes, as amostras precisam ser enviadas para uma empresa realizar o serviço fora do Estado. Agora, por meio das análises laboratoriais – como dos índices de gordura, proteínas, lactose, contagem de células somáticas, dentre outros – os produtores poderão adequar a alimentação dos animais com maior agilidade.
O novo equipamento conta com a parceria da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e realiza as seguintes análises: CCS/CPP (CBT), composição e fraudes. Os interessados podem entregar as amostras de leite cru nos seguintes dias e horários: segunda a quarta: 8h as 11h e 13h as 17; quinta-feira: 8h às 11h.
A Fatec Sertão Central já realizou uma capacitação para orientar os produtores a realizar corretamente a coleta de amostras do produto para garantir resultados seguros. Em caso de dúvidas, entre em contato com a faculdade do Centec. A tabela de preços para pequenos produtores está disponível aqui. Os valores do serviço para grandes empresas são disponibilizados sob consulta.
Serviço
Fatec Sertão Central (Av. Geraldo Bizarria de Carvalho, s/n, Distrito Industrial Km2, Quixeramobim – ao lado do Ginásio da Escola Agrícola)
Telefone: (88) 3441-1320
E-mail: laqleite_sc@centec.org.br

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo