A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo terminou ontem, 31, e o Ceará não conseguiu alcançar a meta. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a cobertura vacinal no Ceará estava, até a tarde de ontem, em 89,94%, com 457.951 doses aplicadas contra a poliomielite, e 90,12%, com 458.890 vacinas aplicadas contra o sarampo. A meta é atingir 95% do público-alvo. Por isso, haverá mobilização para vacinação hoje no Estado.
No Ceará, 154 municípios atingiram a meta. Mauriti alcançou a maior cobertura, com 112,96%; a menor está em Abaiara, com 60%.
Os municípios que não alcançaram a cobertura almejada têm até hoje para vacinar as crianças. Em Fortaleza, 19 postos ficarão abertos no horário das 8h às 16h30min, conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
As crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas, independentemente de sua situação vacinal. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a meta da campanha era alcançar uma cobertura de pelo menos 95% das 509.683 crianças do Ceará.
Para receber as doses de reforço da campanha, a criança deve comparecer a um posto de saúde acompanhada de um responsável e, preferivelmente, apresentando o cartão de vacinação. A vacina poliomielite é de aplicação oral (em gotas), já a tríplice viral - que previne rubéola e caxumba, além do sarampo - é injetável.
"A campanha é muito importante porque temos que trabalhar bastante a prevenção. Ao vacinar as crianças, estamos evitando que elas adoeçam. Além disso, precisamos manter uma cobertura vacinal excelente para que essas doenças não retornem ao nosso País (no caso da polio) e ao Ceará (no caso do sarampo)", explica Ana Vilma Leite Braga, coordenadora de Imunização da Sesa. A poliomielite ainda está erradicada no Brasil, mas, atualmente, o País enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas.
Vacinação
Até ontem, Amapá, Rondônia e Pernambuco já haviam vacinado mais de 95% das crianças, ou seja, atingiram a meta do Ministério da Saúde. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo