REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Com pichações e telhado danificado, antiga Estação de Quixeramobim amarga abandono

 
Uma triste realidade para o nono mais antigo município do Ceará e que completa neste 14 de agosto, 229 anos. O Quixeramobim Agora flagrou na tarde desta segunda-feira, 13, o estado de abandono e descaso do prédio da antiga Estação Ferroviária de Quixeramobim.

O prédio, que pertence a Prefeitura Municipal, atualmente abriga o Conselho Tutelar e a Brinquedoteca do município. A Estação, pertencia ao acervo da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), hoje cedida ao município. Além do prédio, uma praça faz parte do grande complexo na Estação, hoje bastante deteriorada.
Pichações, falhas no telhado, na pintura e na estrutura física do prédio o deixa castigado, em uma triste realidade. O estado em que se encontra a Estação de Quixeramobim é semelhante ao de muitos outros prédios históricos do município que, não fosse a ação de empresas e da Paróquia de Quixeramobim, já teriam se deteriorado ainda mais. O município não possui uma Lei de tombamento e recuperação de seus patrimônios e muito menos um plano de reconhecimento destes prédios, sendo um dos únicos com história marcante do Ceará a não preservar tal feito.

Em recente entrevista à SerTão TV, o pároco de Quixeramobim, Evaldo Carvalho, revelou que a Paróquia tem planos de reestruturação e reforma da Igreja de Senhora Santana, na Rua Monsenhor Salviano Pinto, que pertence ao patrimônio da Igreja, bem como, caminha junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na busca do tombamento da igreja do Cemitério.

Detalhe - Há alguns anos, a Estação foi restaurada, se tornando uma das mais belas estruturas do Interior do Estado. Ao que tudo indica, caminha agora para se tornar mais uma, entre tantas outras que se encontram em abandono.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo