REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Prefeitura perde prazo para credenciar ADS’s em Quixeramobim; Moradores de Lacerda criticam negligência e cobram solução

Moradores do Distrito de Lacerda, na zona rural de Quixeramobim, se manifestaram na manhã de hoje, 22/06, sobre a falta de interesse da gestão municipal em credenciar a ADS daquele local, que é o único Distrito do município a não possuir uma área de saúde registrada. Atualmente, Lacerda é agregada a ADS de Encantado.

Conforme revelou Lauda Cardoso, presidente do Conselho Comunitário de Saúde, a UBS de Lacerda apresenta mais produção, ou seja, atendimento e rendimento, do que a unidade de Encantado, considerando a quantidade de moradores, já que Lacerda concentra grandes assentamentos.

“Não estamos buscando uma coisa injusta, nem impossível, porque isso já aconteceu. O que estamos buscando é que nossa área seja cadastrada novamente”, disse Lauda ao lembrar que o pedido para credenciamento foi feito no ano de 2016 e autorizado pelo Ministério da Saúde em julho do ano passado, e a partir de uma portaria publicada posteriormente, a Prefeitura tinha quatro meses para realizar a implantação das ADS’s de Lacerda, Jurema e Planalto Sabonete, o que não ocorreu.

Conforme lembrou a ex-secretária de Saúde, Ana Cláudia Saldanha, o Ministério chegou a encaminhar recurso para tal implantação, porém a ação foi negligenciada. A mesma informou que o momento é de deixar as diferenças políticas de lado e pensar nos benefícios: “É questão de necessidade da comunidade […] Se quiserem eu entrego o projeto que pede o credenciamento para eles darem entrada novamente. Agora deve ser mais rápido, porque já está quase tudo feito. É um recredenciamento, como orientou a 8ª CRES”.

“Ficamos tristes pelas comunidades perderem esse benefício, que ia trazer mais recurso e a população ia ser melhor assistida”, afirmou Verônica Ferreira, também integrante do Conselho Comunitário. Participou ainda do programa SerTão Conta Mais, da Rádio Campo Maior, o presidente da Associação de Lacerda, Antônio Cícero, e outros moradores.

Outra denúncia grave apresentada pela conselheira municipal, Ana Cláudia, é de relatos que a Secretaria de Saúde estaria ‘buscando justificativas para descredenciar as unidades solicitadas, além de relatos de intimidação contra profissionais que trabalham em Lacerda para não fortalecer o movimento em prol do credenciamento’.

O presidente da Câmara de Vereadores, François Saldanha, corroborou com as palavras dos entrevistados e classificou como ‘irresponsável’ a atitude da gestão municipal em não credenciar as unidades, que vale lembrar, ainda não se manifestou sobre o assunto. (Do Repórter Ceará)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo