REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Oito municípios do Sertão Central serão beneficiados com projeto direcionado a pequenos produtores rurais

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, vai lançar nesta terça-feira (12), às 15h, o programa Agro + Produtor Rural, uma parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O evento contará com a presença dos secretários municipais de agricultura dos 21 municípios beneficiados e do coordenador geral de Desenvolvimento Rural do Mapa, Anderson Simões.

O projeto Agro + Produtor Rural vai apoiar os pequenos produtores rurais, criando oportunidades para o desenvolvimento de forma sustentável das atividades da pecuária leiteira, cajucultura, apicultura e mitigação de gases de efeito estufa. O projeto visa ao aperfeiçoamento e disseminação de novas tecnologias, gerando o aumento da produção e da comercialização, e principalmente a fixação do homem no campo.

No Estado do Ceará, o projeto vai beneficiar 500 agricultores de 21 municípios: Aracati, Icapuí, Cascavel, Pacajus, Pindoretama, Horizonte, Choró, Ocara, Aracoiaba, Barreira, Redenção, Baturité, Acarape, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Milhã, Senador Pompeu, Banabuiú e Pedra Branca. O projeto teve o investimento total de R$ 2.394.918,00, sendo 83% do Governo Federal e 17% do Governo Estadual.

Serão contemplados os pequenos produtores rurais que apresentem potencial para desenvolver as atividades de foco do projeto. Para seleção, os agricultores deverão ter no mínimo 30% da renda bruta familiar originada da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento rural trabalhado.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o programa Agro + Produtor Rural vai estimular e incentivar as associações e cooperativas de produtores rurais. “Serão realizadas capacitações, orientações que ajudarão na ampliação da oferta de alimentos para os mercados locais e regionais, principalmente os mais produzidos como caju, mel e palma forrageira”.

Na execução do projeto, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário receberá o apoio de associações, cooperativas e sindicatos, prefeituras e secretarias municipais de agricultura, Ematerce, Instituto Agropolos do Ceará e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará.

Cronograma de Atividades do Projeto:

– Planejamento e organização para implantação do diagnóstico individualizado de cada produtor rural;
– Assistência Técnica
– Elaboração do Plano de Oportunidade;
– Cursos de Capacitação e formação do produtor rural;
– Assistência técnica organizada e sistemática. (Do Repórter Ceará)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo