REDIRECIONAMENTO

sábado, 6 de maio de 2017

História: Há 199 anos, nascia Karl Marx

“A sociedade só progride por meio da luta de classes: um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra”

Ele foi muitas coisas. Filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário, para dizer o mínimo sobre o rei da arquitetura social contemporânea.

Nascido em Tréveris – Alemanha, em 5 de maio de 1818, Karl Marx foi e ainda é a fonte inspiradora de onde jorra as principais discussões sobre o socialismo.

Ora enaltecido, ora duramente criticado, Karl Marx e sua obra tem sido uma das mais polêmicas discussões e influências na história da sociedade “moderna e pós-moderna”.

Marx é autor de vários livros. Suas teorias sobre a sociedade, a economia e a política sustentam, entre outros conceitos, que o Estado, embora disfarçado de instrumento de representação do povo, em benefício da verdade, foi criado para proteger os interesses da classe dominante.

E, guardadas as devidas proporções, para quem nasceu em berço de ouro, Marx previu que o capitalismo produziria tensões internas tão grandes que conduziriam à sua auto-destruição e a consequente substituição por um novo sistema: o socialismo.

Marx chegou a montar, uma equação básica, uma espécie de receitinha para “a conquista do poder pela classe operária e o estabelecimento definitivo de uma sociedade sem classes e sem pátria regida somente por uma livre associação:

Misture uma sociedade industrial, com uma pitada de acúmulo de capital, espere a massa crescer, e voilá.  Saboreie uma fatia quentinha, de comunismo –  uma organização socioeconômica baseada na propriedade coletiva dos meios de produção.

O socialista revolucionário Karl Marx morreu em Londres, em 14 de março de 1883.  Suas ideias ainda influenciam trabalhadores e sindicalistas. E inspiram pessoas a provocar ações revolucionárias organizadas para derrubar o capitalismo vigente e promover mudanças socioeconômicas.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com EBC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo