REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Seca do 15: 22 anos depois, Barragem de Quixeramobim volta a secar


Foto: Banco de Imagens Sistema Maior
Foram necessários 22 anos para que a Barragem de Quixeramobim, cartão postal da cidade, secasse. A última vez em que este fato ocorreu foi na seca de 1993, quando o reservatório atingiu o volume que hoje alcançou: 0,58%.

Este é o terceiro reservatório do município situado na Bacia do Banabuiú que atingiu o nível mínimo. Já chegaram ao fim as águas do açude Pirabibú, no Distrito de Damião Carneiro, e o Fogareiro, no Distrito de Passagem. Um triste registro da história que se repete. A cidade de Quixeramobim agora espera ansiosamente a conclusão da obra da adutora do açude Pedras Brancas. Enquanto isso, a Defesa Civil do Estado já organiza a Operação Carro-Pipa na sede do município.
Foto: Banco de Imagens Sistema Maior
Outras iniciativas paliativas estão sendo tomadas até a chegada do empreendimento. Novos poços estão sendo perfurados. O SAAE e a Cogerh perfuram um poço tipo Amazonas (cacimbão), no leito seco da Barragem, tudo isso para assegurar água à rede de abastecimento. Moradores, todos os dias, procuram as emissoras Canudos FM e Campo Maior AM relatando a falta de água nas torneiras.

Quando vamos aprender a conviver com a seca?

Postado por: jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Um comentário :

  1. A Barragem secou, é fato! Sugerimos as lideranças do município, que iniciem uma campanha pela limpeza (dragagem) do seu leito e recuperação de sua mata ciliar. A hora é de ação!

    ResponderExcluir

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo