REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 31 de julho de 2015

17ª Romaria da Terra e 1ª Romaria das Águas do Ceará acontecem no domingo, 02

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizará no próximo domingo, 2 de agosto, em Viçosa do Ceará, no Norte do Estado, a 17ª Romaria da Terra e a 1ª Romaria das Águas.

Este ano o tema da Romaria da Terra é “Territórios: Povo Irmão! Terra e Água em nossas mãos” e deve discutir questões ligadas ao direito à terra e aos recursos naturais de forma justa e igualitária. A novidade deste ano é a realização da 1ª Romaria das Águas como forma de reivindicar e discutir os problemas que as comunidades rurais enfrentam no que diz respeito ao acesso à água no Estado que enfrenta o quarto ano consecutivo de seca.

São esperados no evento cerca de 15 mil pessoas, entre camponeses, bispos e padres ligados às Dioceses de Fortaleza, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Crateús, Quixadá, Iguatu e Crato.

A Romaria da Terra ocorre tradicionalmente no Ceará a cada dois anos e lembra o testemunho do profeta Moisés narrado no Livro de Êxodo sobre o povo guiado por Deus em busca da Terra Prometida. Esse evento move romeiros para além dos centros católicos porque traz na caminhada muito mais que fé: traz consciência política e o desejo de uma Reforma Agrária efetiva.

Outra característica que difere a Romaria da Terra das de cunho exclusivamente religioso é o caráter de organicidade e preparação, realizado por meio da CPT que discute e escolhe com antecedência os temas e a melhor forma de prepará-la com reflexões litúrgicas e de formação política.

A simbologia marca os aspectos culturais da celebração com a presença de bandeiras, sementes, plantas, cruz e cânticos que tratam das questões abordadas durante a Romaria e reforçam o caráter de conversão do evento.

Este ano a Romaria da Terra e das Águas é realizada em parceria com o Conselho Pastoral dos Pescadores e as Comunidades Eclesiais de Base no Ceará.

Serviço:
17ª Romaria da Terra e 1ª Romaria das Águas do Ceará
Data: domingo, 2 de agosto
Horário: 8 horas
Local: Viçosa do Ceará

Programação:
8 horas - acolhida aos romeiros e abertura da Romaria da Terra e das Águas ao redor da Lagoa Pedro II, na entrada da cidade de Viçosa do Ceará. Em seguida os romeiros sairão em caminhada, com duas paradas, até a Praça da Matriz, onde permanecerão até o final da missa.

14 horas – Momento de denúncias dos romeiros e profecias na Praça da Igreja do Céu, seguido de momento cultural.

16 horas - Celebração de despedida dos romeiros e encerramento do evento na Praça da Igreja do Céu.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo