O Plano “Quixeramobim 2020” continuou com a realização de mais um debate na noite de ontem, 03, no auditório da Faculdade UniQ. No evento, o coordenador da iniciativa, Paulo Angelim, destacou a mobilização dos comerciantes e da população em geral para a liberação das calçadas do centro da cidade na segunda-feira, 08, data prevista pelo plano.
Entre os temas debatidos estavam em destaque a construção do projeto arquitetônico de um espaço comercial para os ambulantes da cidade. Na oportunidade foi apresentada a planta piloto do espaço. Em seu discurso, Paulo citou a liberação do espaço urbano para os pedestres, tendo em vista a distribuição dos ambulantes em um espaço adequado para comercializar e oferecer seus serviços.
O ambulante João Bosco representou a classe e apresentou propostas para o plano, como a capacitação dos ambulantes e boas condições para os trabalhadores de rua, propondo ainda a criação de banheiros para os mesmos e seus clientes, bem como a padronização das barracas. “É necessário que os ambulantes se unam por essa causa. Precisamos de capacitação e organização. Uma associação para a nossa classe seria ideal para o debate de melhorias”, afirmou o ambulante.
Maria José Damasceno, presidente da Federação das Associações afirmou que já existe no município uma associação juridicamente legalizada. Segundo ela, “Falta a mobilização dos ambulantes para que a associação volte a funcionar”.
O projeto arquitetônico apresentando não está definitivamente concluído. Ainda serão necessários mais encontros e debates com os ambulantes para que as medidas do plano sejam tomadas coletivamente. A primeira prioridade na remoção dos ambulantes, que não ocorrerá agora, será mantê-los o mais próximo possível de onde comercializam, fixando, portanto a construção espécies de galpões/boxes no entorno dos mercados.
“A construção do projeto ainda encontra-se na fase de discussão”, lembrou Paulo, que assegurou ainda que com a mudança, o trânsito de veículos sofrerá alterações para liberar vias apenas para tráfego de pedestres e, com isso, aumentar a movimentação no comércio com espaços arborizados e bem equipados. O prefeito Cirilo Pimenta afirmou que após a conclusão do projeto será feito um estudo de orçamento para viabilizar a construção dos boxes.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo