REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 22 de julho de 2014

A fisicalidade como interseção entre o teatro e a dança em oficina gratuita na Caixa Cultural

Artistas e demais interessados nas artes cênicas podem se inscrever para participar da oficina "A FISICALIDADE COMO INTERSEÇÃO ENTRE O TEATRO E A DANÇA", que acontecerá no dia 30 de agosto, das 9h às 12h, na Caixa Cultural Fortaleza. Com inscrições gratuitas, a atividade será ministrada por João Vicente, diretor artístico e coreógrafo da Lamira Artes Cênicas, grupo de Tocantins que busca na fisicalidade o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Ao longo de 18 anos de carreira, João Vicente dançou em grandes companhias brasileiras, como grupo Corpo e Quasar.

A oficina tem como objetivo proporcionar a vivência e a experiência dos métodos de preparação do elenco da Lamira Artes Cênicas, transitando por jogos teatrais, exercícios de construção de personagens, preparação do corpo cênico, a musicalidade, o ritmo e a coordenação motora aliada a sequências de movimentos. As produções da Lamira partem do trabalho conjunto entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural.

COMO SE INSCREVER - Para participar da oficina os interessados devem enviar um e-mail até o dia 29 de agosto para apoio@lamira.com.br, com o nome, a idade e uma breve apresentação, informando se tem ou não experiência em dança, teatro ou circo. A produção enviará um e-mail de confirmação. Podem se inscrever artistas das artes cênicas, com idade a partir de 14 anos.  São 25 vagas.

O ESPETÁCULO - A companhia estará em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza de 28 a 31 de agosto com oespetáculo "Fela da Gaita", uma poética elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste, onde agrega dança, teatro e música numa mesma intenção: enaltecer a genialidade dos artistas do Nordeste brasileiro. No espetáculo, João Vicente assina a concepção, direção, coreografia, além do cenário; este em parceria com Renato Moura e Vivian de Oliveira.

João Vicente explica que o processo de montagem de "Fela da Gaita" englobou pesquisas sobre a commedia dell'arte, o uso de máscaras para construir personagens e a movimentação articular existente na manipulação de títeres (marionetes).“Colocamos em cena vários elementos do teatro, da dança, da literatura e da música para compor esse espetáculo que é, na verdade, uma grande homenagem aos artistas populares nordestinos e suas ricas obras”, explica.

O espetáculo e a oficina acontecem em Fortaleza com o patrocínio da CAIXA, por meio do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural.

Informações: (85) 3453-2770.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo