O número de consultas realizadas nas unidades básicas de saúde nos municípios do Ceará que participam do programa Mais Médicos aumentou 39%, quando comparado o mês de janeiro deste ano com o mesmo período de 2013 - à época, as cidades ainda não tinham a assistência do programa.
O número foi apresentado na manhã desta terça-feira, 10, no Seminário Mais Médicos para o Brasil, que aconteceu em Fortaleza. O Mais Médicos, do Governo Federal, foi lançado em julho de 2013 e funciona desde setembro.
Em janeiro do ano passado foram 409.431 atendimentos na rede pública de saúde do Estado. O número subiu para 569.141 atendimentos e o Ministério da Saúde atribui o aumento dos atendimentos ao Mais Médicos. A vinda de 905 novos médicos ao Ceará fez cair em 18,2% o número de casos de encaminhamentos a hospitais, passando de 1.127 para 922.
"Tão importante quanto isso é um aumento de um problema que normalmente a atenção básica não cuidava, que são os problemas de saúde mental, hipertensão, álcool, drogas, 50% de aumento no atendimento desses casos, o que é muito importante", diz Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Hêider Pinto. (Fonte: O Povo Online)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo