O último dia de Conselheiro Vivo será reservado para lançamento de livro, apresentações teatrais e show cultural. A programação começa a partir das 16 horas na Casa Conselheiro com o lançamento do livro “De Quixeramobim a Belo Monte: olhares sobre Antônio Conselheiro”.
O livro traz ensaios que tocam o imaginário de Conselheiro/Canudos/Quixeramobim, sendo oriundo de comunicações apresentadas em edições anteriores do evento, somadas a novas contribuições de estudiosos renomados que se debruçam sobre o universo de conhecimento que se liga a tais memórias. O livro carrega uma Exposição dentro de si integrada pelas xilogravuras de João Pedro do Juazeiro, que intercalam os ensaios.
A coletânea de ensaios é organizada por Danilo Patrício e Osvaldo Costa, que também são autores de ensaios no livro. O lançamento marca edição especial do Projeto Conversa com Autor, do Sesc-Ler, com a presença dos coordenadores na roda de conversa com os autores presentes, após a apresentação, que será feita pelo historiador Neto Camorim (Uece/Feclesc). Confirmaram presença os professores autores de ensaios no livro Gilmar de Carvalho, Karla Patrícia e Eleuda de Carvalho.
Logo após, às 19h:30min, terá início a apresentação da esquete “Enredos de Conselheiro”, montada após a inquietação de não haver no município algum espetáculo ou apresentação cênica sobre o tema Conselheiro. Em pouco mais de trinta minutos os atores Elistênio Alves e João Paulo Barbosa recitam trechos de textos da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha e, ainda, mesclam os escritos com músicas do grupo Cordel do Fogo Encantado e Fagner.
“Estamos com esta esquete montada há muito tempo. Nos apresentamos há pouco mais de três anos com essa forma de mostrar Conselheiro. Já fomos à Canudos, na Bahia, levando o “Enredo”. Me sinto grato por fazer parte e estar contribuindo, mesmo que de forma simples, da programação do Conselheiro Vivo deste ano. Sou fã de Conselheiro e sua forma agregadora de juntar boa gente”, ressaltou Elistênio Alves.
Embora uma cidade pequena, encravada no sertão baiano, Canudos é um município rico em história, dada a passagem de Conselheiro e a instalação do povoado fundado pelo mártir quixeramobiense, o que leva uma comitiva desta cidade até o Ceará, até Quixeramobim. Hoje, especialmente em seu aniversário, 13 de Março, às 20hs, a Cia de Teatro de Canudos apresenta o espetáculo “Melelego”. Em resumo, o espetáculo trata-se de uma mistura do que foi Canudos.
O nome da apresentação, “Melelego”, faz referência a uma comida típica da cidade de Canudos, que tem vários temperos e misturas diversas. Assim também é o espetáculo. Contando a diversidade cultural, turística, geográfica e histórica do município de Canudos e dos feitos do beato. “Mais do que história, Quixeramobim e Canudos possuem laços extremos estabelecidos pelo beato”, ressaltou Carlos Carneiro, diretor do espetáculo.
Para finalizar a programação o cantor Azanias fará um show em homenagem à Conselheiro.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação



Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo