REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 10 de março de 2014

Inicia Conselheiro Vivo 2014

A partir desta segunda-feira, 10, até quinta-feira, 13, acontece a semana do Conselheiro Vivo 2014.

Acompanhe a programação:
Conselheiro Vivo: Nascer, Imaginar, Realizar
Tema 2014: Novos mundos para a Casa de Antônio

Dia 10 de março, segunda-feira
06h – Preparativos: Caminhada da Praça da Estação até a Casa de Antonio Conselheiro.
Conselheiro no Rádio
12h – Campo Maior AM 840 kHz (Dentro do Programa ‘Repórter Ceará’)
13h – Canudos FM 106,7kHz
Na Casa Antônio Conselheiro:
17h – Recepção à caravana de Canudos-BA. Apresentação da Banda de Lata Criança Feliz.
18h30 – Banda de Música Sebastião Doth, em Saudação Musical.
19h – Abertura Oficial Com versos de Marcílio Maciel, descendente de Antônio Conselheiro.
19h20 – Apresentação ONG Iphanaq do Conselheiro Vivo 2014:
A Casa Antônio Conselheiro e a construção de conquistas no tempo – Concepção de Programação do ano na busca de realizações.
19h45 – Abertura da Mostra Cultural Casa Conselheiro: construindo Acervo e Funcionamento
(Sesc Ler, Iphanaq, PMQ e Projeto Patrimônio em Tela)
Artistas apresentam as 3 Exposições da Mostra:
- O Gabinete das Maravilhas na Casa de Conselheiro (Alunos do Projeto Patrimônio em Tela);
- Matrizes de Antônio (João Pedro de Juazeiro – Xilogravador e Poeta) e
- Memória edificada quixeramobinense: morrendo e resistindo, resistindo e morrendo (Clewton Nascimento – artista visual e Professor Dr. da UFRN).
20h45 – Exposição de Projeto de Reforma para a Casa Antônio Conselheiro: Espaços, cronogramas e ações para funcionamento.
Secretário Estadual de Cultura (Secult), Paulo Mamede, com Técnicos da Secretaria e do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
21h15 – Perguntas e debate

Dia 11 de março, terça-feira
8h – Banda de pífanos de Bendegó/Canudos (BA) no Alto da Maravilha.
Conselheiro no Rádio
12h – Campo Maior AM 840 kHz (Dentro do ‘Repórter Ceará’)
13h – Canudos FM 106,7kHz
Na Casa Antônio Conselheiro
18h: Na Boca da Noite – Abertura do 1º Fórum A Casa Antônio Conselheiro e os usos de Cultura e Turismo, na sala da Casa.
Tema em debate: Uma Casa em movimento: o contexto contemporâneo de Conselheiro/Canudos em Quixeramobim – A produção Cultural a partir da Casa: repertórios, ações e a criação/viabilização de documentos artísticos.
Proposição: Apresentação dos artistas da Mostra Cultural, com Roda de conversa entre o público e entidades realizadoras.
Participação: Secretaria Estadual da Cultura
20h – Abertura da Feira do Belo Monte: Música e cotidianos. Exposição de Estandes e Barracas em frente à Casa Antônio Conselheiro, ao som de sanfoneiros e artistas convidados.
Temática da noite na Feira: Agricultura Familiar
Organização: Associação dos Feirantes de Quixeramobim, Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Cetra Assessoria ao Trabalhador, Prefeitura de Quixeramobim, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim e ONG Iphanaq)
Sanfoneiros da noite: Tenílson do Acordeom e Luiz Paulo (acompanhados de Regional Musical). Participação: Damião Monteiro – Conselheiro e Viola

Dia 12 de março, quarta-feira
6h – Feira semanal da Agricultura Familiar (Mercadinho). Edição Especial: Partilha de experiências com a presença da comitiva de Canudos. Ao final da Feira, caminhada musical para a Sessão Solene da Câmara (10h): comendas Antonio Conselheiro.
Conselheiro no Rádio
12h – Campo Maior AM 840 kHz (Dentro do ‘Repórter Ceará’)
13h – Canudos FM 106,7kHz
Na Casa Antônio Conselheiro
18h: Na Boca da Noite – Continuação do 1º Fórum A Casa Antônio Conselheiro e os usos de Cultura e Turismo, na sala da Casa.
Tema em debate: A Casa Antônio Conselheiro no contexto do Centro do Ceará: conquistas patrimoniais – Cultura, Educação e Turismo.
Proposição: Arquiteto Artur Costa e convidados, com Roda de conversa entre o público e entidades realizadoras.
Participação da Superintendência Estadual do Iphan-Ceará.
20h – Feira do Belo Monte: Música e cotidianos. Exposição de Estandes e Barracas em frente à Casa Antônio Conselheiro, ao som de sanfoneiros e artistas convidados.
Temática da noite na Feira: Artesanato e criações artísticas
Organização: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cetra Assessoria, Prefeitura de Quixeramobim, IAC, ONG Iphanaq, Instituto dos Jovens Rurais de Quixeramobim e Grupos de Artesanato.
Sanfoneiros da noite: Nonô e Antônio Segundo (acompanhados de Regional Musical)
Participações: Poeta José Américo, em recital (Companhia de Canudos – Bahia) e Grupos de Juventude de Quixeramobim.

Dia 13 de março, quinta-feira
(Feriado Municipal pelo nascimento de Antônio Conselheiro: 1830, em Quixeramobim).
8h – Apresentações escolares e premiação do concurso de redação no Ginásio Prof. José Artur Costa, na Escola Agrícola.
Conselheiro no Rádio
12h – “Conselheiro hoje e sempre! – Programa Especial em cadeia de emissoras.
Na Casa Antônio Conselheiro:
16h – Páginas e Músicas: Lançamento de livro ao som da Banda de Pífanos de Bendegó/Canudos-Bahia.
Lançamento do Livro “De Quixeramobim a Belo Monte: Olhares sobre Antônio Conselheiro” Secult CE/ONG Iphanaq)
Danilo Patrício e Osvaldo Costa (Autores Organizadores).
Lista dos demais Autores com ensaios: Ângela Gutierrez (UFC), Eleuda de Carvalho (UFT), Gilmar de Carvalho (UFC), Ismael Pordeus Jr (UFC), Karla Patrícia Holanda Martins (UFC), Paulo Emílio Matos (FGV/UFF) e Ricardo Barrocas (UFC).
Livro com gravuras do artista João Pedro do Juazeiro
Articulação: Secult CE/ONG Iphanaq.
Lançamento na Casa com Apresentação, venda (R$ 20,00) e sessão de autógrafos, como atividade conjunta do Projeto “Conversa com Autor”, do Sesc.
19h30 – Em Palco: Enredos para Antônio, com Elistênio Alves e João Paulo Barbosa
(Apoio Sesc Ler)
20h15 – Teatro “Melelego” – Companhia Teatral de Canudos-Bahia.
21h – Encerramento da Feira do Belo Monte com o 1º Encontro de Sanfoneiros: Acordes para Antônio – Tenílson, Luiz Paulo, Nonô e Antônio Segundo.
Participação da noite: Autores do “Cordel do Conselheiro” (Alunos EJA do Sesc Ler Quixeramobim – Produção de Oficina). Show com Azanias Henrique.

Atividades Complementares
*Oficinas de “Introdução ao Teatro” serão ministradas (diurnas) pela Companhia de Teatro de Canudos-Bahia, no Sesc Ler. Informações e inscrições pelo Sesc Ler (88) 3441-1402 e SecultQ.

*O Sesc Ler também sedia, durante no período do Conselheiro Vivo, oficina de Xilocordel ministrada por João Pedro do Juazeiro. A oficina é voltada para público interno da unidade, formado por alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que na noite do dia 13 de março apresentam o Cordel do Conselheiro, na programação noturna da Casa. Mais informações com Leni Oliveira: (88) 88 9969.9807

*Entre segunda e quarta, sempre às 14h, será exibido (3 escolas) o filme “Sobreviventes – Os filhos da Guerra de Canudos”, de Paulo Fontenelle (2004), sempre seguido de debate. Cine Sesc (informações com Sesc Ler).

*As entidades envolvidas diretamente na Feira do Belo Monte participam também através de mobilização e estrutura para o Conselheiro Vivo.

*Oficinas de Pintura (Aquarelas do Conselheiro) e Biscuit (Transformações de Conselheiro) serão realizadas nas escolas municipais a partir de organização das secretarias municipais envolvidas, com trabalhos apresentados na manhã do dia 13, 8h, no Ginásio José Artur Costa. Mais informações com a SecultQ.

*O Conselheiro Vivo 2014 veiculará alguns momentos em transmissão online pelo site www.patrimoniovivo.org.br, com realização de alunos do Projeto Patrimônio em Tela.
*Antes da Abertura, na noite de domingo, 9/13, (20h), ocorre Receptivo musical aberto com artistas e colaboradores, na Casa Antônio Conselheiro (Rua Cônego Aureliano Mota, 210, Centro).

Informações
Conselheiro Vivo 2014
De 10 a 13 de Março, em Quixeramobim
Site: www.patrimoniovivo.org.br
E-mail: conselheirovivo@gmail.com / iphanaq@gmail.com
Contatos: Aílton Brasil (88) 9998-7434 – Danilo Patrício (85) 9694-7162 - Neto Camorim (88) 9926-1048 – (88) 9864-5220 – Elistênio Alves  - Sesc Ler Quixeramobim  (88) 3441- 1402

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo