REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Quixeramobim: SOBAM forma mais uma turma de libras

A Sociedade Beneficente Ana Almeida Machado (SOBAM), promoveu nesta quarta-feira, 12, às 18h30min, no Pólo UAB, o seminário de encerramento do curso de Libras. Na ocasião, foram ministradas palestras dos professores Rodrigo Machado (UFC) e Vanessa Vidal (CENTEC), além de apresentações culturais realizadas pelos alunos da instituição.

“É a primeira vez que instrutores surdos, capacitados por nós, estão ensinando curso de libras”, diz Aldenora Machado, professora e historiadora responsável pela SOBAM. Ao todo, 60 alunos se formaram nesta quarta, 12. O curso de libras ofertado pela sociedade beneficente tem carga horária de 160 horas.

Pioneira na área de inclusão social, a entidade filantrópica fundada em 1979, pelo ex-deputado Estadual Alfredo Machado, já desenvolveu vários projetos sociais, visando a inclusão e capacitação do deficiente auditivo na sociedade. “Um dos principais objetivos da instituição é ofertar uma educação de qualidade para os deficientes auditivos”, acrescenta Aldenora.

Segundo dados obtidos pela SOBAM, há uma estimativa de 41 deficientes auditivos na sede do município. Segundo ela, há uma dificuldade de mapear o número de deficientes auditivos na zona rural.

 A luta por melhoria na educação dos deficientes já está em grande progresso. A lei 10.436, que institui as libras como língua oficial dos surdos no Brasil, vigente desde 2002, garante aos deficientes audiovisuais os direitos primordiais da constituição.

A SOBAM destaca-se mais uma vez nesse cenário. Em todo o Sertão Central a organização é a única a ofertar de graça a inclusão da comunidade na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, oferecendo o curso de LIBRAS, contando com alunos de diversas classes (professores, surdos, pais de surdos, alunos), prestando desta forma uma ação de inclusão social no município de Quixeramobim.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo