REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Quixeramobim capacita jovens em audiovisual

Esta cidade, localizada na região Sertão Central, vivencia a expectativa de comemoração do evento cultural e de resgate histórico "Conselheiro Vivo 2014", no período de 10 a 23 de março. Lançamento de livro e exposições integram a programação da mostra. Um dos destaques, neste ano, é a realização de oficinas de produção de audiovisual na Casa de Antonio Conselheiro.

Desde o dia 25 de janeiro passado, que a Casa de Antonio Conselheiro recebe aulas do primeiro módulo do Projeto "Patrimônio na Tela", coordenado pelo cineasta Alexandre Veras. As oficinas de audiovisual são de prática em vídeo no formato documentário. Dezenas de jovens participam das aulas, a cada fim de semana.

O grupo trabalha na criação e montagem de uma exposição na própria Casa, durante o "Conselheiro Vivo 2014". A mostra intitulada "O gabinete das maravilhas na Casa do Conselheiro", terá programação concluída na próxima semana. Já está definido que a exposição será lançada na abertura do evento na noite do próximo dia 10 de março, dentro da "Mostra Cultural Casa Conselheiro", ficando aberta para visitas durante todo o mês de março. O "Patrimônio em Tela" faz parte dos projetos contemplados no X Edital Ceará de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Exposições
O trabalho integra a mostra com mais duas outras exposições, sendo uma de xilogravura e outra de desenho artístico. As criações compõem uma proposta política apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq), uma ONG. A ideia é a formação de acervo para a Casa Antônio Conselheiro, que será reformada pela Secult no decorrer deste ano.

O acervo das três exposições poderá ser adquirido junto aos artistas por entes públicos ou entidades que queiram apoiar esta iniciativa, contribuindo de modo prático com a formação de um conjunto de peças para uso dos moradores da cidade e de visitantes.

De acordo com Danilo Patrício, um dos integrantes da ONG, no próximo dia 13 de março, dentro da programação Conselheiro Vivo será lançado o livro "De Quixeramobim a Belo Monte". A obra reúne oito artigos que formam uma coletânea de visões diversificadas sobre Antonio Conselheiro. Dentre os autores, estão Gilmar de Carvalho, Ismael Pordeus, Eleuda de Carvalho, Carla Patrícia, Paulo Emídio e Danilo Patrício.

No dia 10 de março, será apresentado o projeto de reforma da Casa Antônio Conselheiro, pelo secretário estadual de Cultura, Paulo Mamede. Após o lançamento do livro, o encerramento da programação da noite ocorrerá com a peça "Melelego", encenada pela Companhia Teatral de Canudos.

O projeto "Patrimônio na Tela - Formação em História, Linguagem e Prática em Documentário" surgiu a partir da experiência de Residência Artística do cineasta Alexandre Veras, selecionado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), em 2010, e realizado em parceria com o Iphanaq. Nesse período, foram realizadas várias oficinas de audiovisual. Veras identificou potencial no município para criação de um Núcleo de Audiovisual no Sertão Central do Ceará.

A formação audiovisual está voltada ao registro material e imaterial do patrimônio de Quixeramobim e será executada em aulas expositivas e práticas divididas em cinco etapas: Introdução à linguagem audiovisual, formação básica, técnica, elaboração e gestão de projetos e produção. O esforço é para a formação de 30 jovens.

Desafios
O coordenador do projeto, Weynes Matos, observou que um dos grandes desafios contemporâneos é a partilha das conquistas da ciência, da técnica e das novas tecnologias com comunidades que não têm acesso continuado e direto a esses meios.

"Essa distância inviabiliza uma democratização do uso desses meios como ferramentas de expressão e construção de cidadania", frisou. "Nas pequenas cidades, ocorre o uso das novas tecnologias restrito à esfera da espetacularização da política e do entretenimento".

A mostra "O gabinete das maravilhas na Casa do Conselheiro" durante o "Conselheiro Vivo 2014" tem como temática uma viagem no tempo em direção ao pré-cinema, aos brinquedos óticos e ao primeiro espaço de exibição cinematográfica. "A viagem busca cruzar essas referências com o cotidiano da cidade e com o universo do Conselheiro", disse Matos.

A exposição está composta de três ambientes: filmes dos irmãos Lumière; vídeo-instalação interativa com manuscritos; e os brinquedos óticos (Zootropo, Fenatoscópio, Lanterna mágica) animando imagens ligadas ao universo do grande Antonio Conselheiro. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo