Apesar dos atrasos nas obras, o governo planeja efetivar o programa em 2015. O desafio, de acordo com os deputados do PSDB é colocar o projeto para funcionar, sendo que os números comprovam os atrasos no PAC 1 e 2. O anúncio de um novo PAC é mais uma questão de “marketing”, para subir os índices de reeleição da presidente Dilma Rousseff, acusam os tucanos.
Estatísticas apontam a lentidão das obras
A Refinaria Premium 1, no Maranhão, obra de maior custo, aparecia no último balanço com execução de 10%, mesmo sendo idealizada há mais de quatro anos. Incorporada ao PAC 2, a operação ficou para outubro de 2017. Obras como a transposição do rio São Francisco, Ferrovia Norte-Sul entre outras obras em atraso estão longe de serem concluídas. Enquanto isso, as dívidas se acumulam. No ano passado, por exemplo, dos 53,1 bilhões destinados ao programa, somente 31,2% foram efetivamente pagos.
Só em 2007, R$ 16,5 bilhões foram destinados para o orçamento do PAC. Depois de sete exercícios financeiros, R$ 72,8% foram pagos da verba inicial. A partir destes números, o governo passou a deixar as obras não terminadas para a PAC 2. De acordo com o parlamentar mato-grossense, Nilson Leitão, a explicação para tanta demora se deve ao fato dos empreendimentos governamentais não serem elaborados por uma equipe qualificada, ou por ministérios, mas pelo marqueteiro da presidente.
“É um absurdo não terem concluído nem o primeiro e o segundo e já lançarem o terceiro PAC em plena pré-campanha. O nome deveria ser ‘Pacto 13’ – o pacto da mentira e do engano”, ataca Leitão (MT).
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo