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sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sertão Central: Escola de Itatira amplia grade de aulas

A Escola Estadual de Ensino Médio Nazaré Guerra, neste município, implantou no programa curricular dos estudantes aulas de diversidade sexual e ações de combate ao bullying homofóbico. As atividades começaram há um mês e envolvem todos os 912 estudantes da rede de ensino. A instituição fixou cartazes e distribui panfletos e cartilhas informativas.

Com o projeto, a escola também implantou regras afirmando que as aulas não podem veicular preconceitos nem repetir padrões estereotipados de orientação sexual. As normas da instituição indicam ainda que aulas não podem fazer doutrinação de qualquer tipo, desrespeitando o caráter laico e democrático do ensino público.

As atividades ocorrem dentro do Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS), uma disciplina do programa de Reorganização Curricular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) que aborda temas como drogas, doenças sexualmente transmissíveis, problemas familiares, meio ambiente, dentre outras temáticas.

Os professores do núcleo participam de capacitações bimestrais e trabalham em sala de aula com apostilas, CD-ROM, livros e materiais disponibilizados pela Seduc. Para implantar o núcleo é disponibilizado um tempo curricular na parte diversificada, com cinco horas/aula por semana. Na região do Centro Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 7), com sede em Canindé, três escolas aderiram ao núcleo. No entanto, somente a Escola Nazaré Guerra trabalha a homofobia em sala de aula.

Na rede de ensino são repassados livros, revistas e artigos sobre a temática e exibidos filmes, documentários e reportagens sobre o tema. Os estudantes participam de oficinas, dinâmicas de grupos, concurso de redações e debates.

A diretora da escola, Maria Eliane Dias, explica que o objetivo é garantir o direto à aprendizagem, pautado no desenvolvimento da solidariedade e ética. "Decidimos abordar a questão porque o tema possibilita a integração curricular, e funciona como desafio para proporcionar uma educação mais contextualizada, com maior significados aos estudantes. Temos alunos e funcionários gays e hoje nossos estudantes possuem mente aberta, sem preconceitos". (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

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