O antigo prédio da estação ferroviária de Quixadá será restaurado. A decisão foi tomada pelos membros da Academia Quixadaense de Letras (AQL) após sua primeira reunião oficial, ainda em janeiro passado. A divulgação seria feita somente no Sábado de Aleluia, mas em razão do feriado religioso, da Sexta-feira Santa, o segundo encontro do ano foi adiado para o dia 6 de abril. Conforme o presidente da AQL, João Eudes Costa, as reuniões dos associados ocorrerão no ultimo sábado de cada mês, a partir das 19 horas, exceto em situações especiais, como a Semana Santa.
Todavia, apesar do adiamento da segunda noitada cultural dos "imortais", a Academia já aprontou o projeto de restauro da estação. A proposta será apresentada em breve ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No plano de restauração também consta a recuperação das instalações e readequação de alguns espaços. Segundo a coordenadora da AQL, Ângela Borges, o imóvel, cedido pela Transnordestina para sede da Academia, é tombado como patrimônio histórico. Qualquer obra, mesmo de recuperação, só poderá ser feita com o aval do Iphan.
Todas as características originais da estação ferroviária inaugurada em 1891 serão mantidas, assegura a AQL, conforme contrato de termo de guarda, onde se compromete a ocupar e cuidar do prédio. Na avaliação do escritor presidente, João Eudes Costa, o grande problema é a falta de recursos para realizar os serviços. Então, além da aprovação do projeto, a Academia precisará de patrocinadores.
Tão logo o Iphan dê o sinal positivo, empresários e entidades governamentais serão procurados. Não há data definida para início do restauro e nem de conclusão, mas o objetivo é transformar o espaço, até então abandonado, em um atuante ponto de cultura da cidade. (Do Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo