REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 17 de abril de 2013

1.131 presos são transferidos das delegacias para Casas de Custódia e presídios

Nesta terça-feira (16), uma grande operação fará o recebimento do restante dos presos alocados nas delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ao todo, serão mais 398 presos a adentrar o sistema penitenciário, informados pela Superintendência da Polícia Civil como os nomes remanescentes do efetivo das delegacias que podem adentrar ao sistema. Com o término da operação, a Secretaria da Justiça (Sejus) terá recebido, em prazo de 21 dias, 1.131 pessoas privadas de liberdade nas unidades localizadas na grande Fortaleza.

A operação é coordenada pela Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe) e Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e tem apoio operacional do Grupo Tático de Operações Especiais (GATE), Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), 34 agentes penitenciários e equipe multidisciplinar da Casa de Privação Provisória de Liberdade IV (CPPL IV), inaugurada no último dia 20 de março de 2013, em Itaitinga.

Desde o dia 26 de março de 2013, a Sejus tem trabalhado, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o esvaziamento do efetivo de presos das delegacias da RMF, tendo recebido até esta segunda (dia 15 de abril) o total de 733 presos.

Todos os presos estão sendo separados pela Comissão de Avaliação, Transferência e Gestão de Vagas (CATVA), conforme o perfil, que leva em conta grau de periculosidade, envolvimento com quadrilhas, regime (em caso de condenados) ou provisórios, e a avaliação mental. Esta separação dos presos feita na entrada permite que a administração penitenciária estadual, coordenada pela Cosipe, cumpra o que determina a Lei de Execução Penal com a individualização da pena, padronizando os perfis de cada unidade, permitindo organizar de forma adequada o sistema de segurança, a área socioeducativa e os trabalhos de inserção social. Até o fim de maio, as unidades da RMF estarão com perfis mais homogêneos, feito importante para o sistema penitenciário cearense. (Da Assessoria de Comunicação da Sejus)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo