REDIRECIONAMENTO

sábado, 2 de março de 2013

PIB brasileiro cresce 0,9% no pior desempenho desde 2009

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,9% em 2012 em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,4 trilhões. O dado foi divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba, o resultado já era esperado e o fraco desempenho pode ser atribuído a falta de investimentos. “Se não tem investimento, não há produção e daí as demandas não são atendidas”, explica o economista, lembrando que o consumo das famílias brasileiras é um dos grandes responsáveis pelos números positivos no desempenho nacional.

Ataliba adianta que o número do PIB cearense será divulgado na próxima semana. “O governador já está de posse do nosso resultado e estamos aguardando a autorização dele para divulgar”, afirmou.

No Ceará o desempenho deve ser bem superior ao Brasil. A aposta do economista Pedro Jorge Vianna , coordenador da Unidade de Economia e Estatística do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi) é de que o índice cearense varie entre 3 e 3,5%. “Nosso resultado será positivo e bem maior”, declara. Para ele o resultado ruim do PIB se deve às consequências da crise internacional, que diminuiu os investimentos estrangeiros no Brasil. “se em outros anos nós conseguimos passar ilesos pela turbulência, desta vez não foi possível”, avalia.

O economista Ênio Arêa Leão acredita que o resultado foi bem inferior ao que o Brasil tem capacidade para crescer . Ele aponta a falta de consistência no crescimento do PIB nacional. “Não adianta ter crescido em 7,5% em 2010 e depois diminuir até praticamente zero”, avalia. Para Leão o resultado é o reflexo de um modelo econômico esgotado que se baseia em consumo. “Isso é ruim à longo prazo. É preciso um crescimento baseado em investimento”, diz. (Fonte: O Povo)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo