REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 20 de março de 2013

J. Ciro Saraiva, o repórter da história

O olhar atento do jornalista e escritor cearense J. Ciro Saraiva, que inicia sua trajetória profissional, no início da década de 1960, no então "Correio do Ceará", tem um foco preciso: analisar a história política do Ceará, a partir de sua vivência. Essa é a impressão que se tem ao ler seu último livro "Antes dos coronéis", cujo lançamento acontece, amanhã, às 19h, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará. Nas 352 páginas da obra, Ciro Saraiva fala sobre temas que marcaram a história política e social cearense, no período que vai de 1947 a 1962, recorte histórico que serve de base a sua narrativa.

Com riqueza de detalhes, o autor fala do tempo em que o Estado foi governado pelos "coronéis de anel", fazendo referência aos políticos formados em Direito. São eles: Faustino de Albuquerque, Raul Barbosa e Parsifal Barroso. Conforme texto de apresentação do livro, "em nada se diferenciaram dos demais que os sucederam". Aliás, os sucessores foram os personagens do último livro, "No tempo dos coronéis", representados pelos os governadores Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals. Para fechar a trilogia promete lançar "Depois dos coronéis".

Com a obra, o autor passa a limpo a história do Ceará entre a última metade dos 1940 e início dos 1960. Ciro Saraiva descreve a vida social, política e econômica do Estado naquela época. "Eram tempos de poucos carros e até de bicicletas nas ruas", como relata no livro. Era uma época de pouca informação. "Os jornais raramente chegavam ao interior, antes, chamado sertão, e não davam muita atenção aos acontecimentos policiais". O rádio era a grande novidade naquele tempo em que a inflação ganhava o nome de custo de vida, descreve. Quanto ao aspecto político, predominava o voto de cabresto, e não existia pesquisa eleitoral, muito menos os marqueteiros de hoje. O dia das eleições era de abundância, porque os candidatos ofereciam comida. (Do Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo