A falta de chuvas já está prejudicando a vida também nas sedes das cidades do Interior. Vinte e sete delas estão sofrendo com problemas no abastecimento convencional, aquela distribuição feita através da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) ou por Serviços Autônomos de Água e Esgoto (Saae), devido à falta d’água em mananciais próximos. Neste caso, estão Beberibe, Irauçuba, Itapajé, Tauá e Trairi - municípios de diferentes regiões do Estado.
Algumas cidades enfrentam racionamento em momentos do dia, como Pacoti e Quiterianópolis. O relatório foi divulgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) após reunião realizada entre Cagece, Cogerh e a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).
Os problemas acontecem porque os reservatórios dessas cidades estão no volume morto, quando não é mais possível aproveitar a água do açude, ou em volume considerado crítico, isto é, abaixo de 10% de sua capacidade total. Das 139 represas monitoradas pela Cogerh no Estado, 24 açudes estão nesse patamar crítico; outros 75, com menos de 30% de volume. O açude Jerimum, em Irauçuba, por exemplo, está com 6,65% de volume, enquanto o reservatório Baixio, em Pereiro, tem apenas 2,02% de sua capacidade hídrica total. (Do O Povo Online)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo