REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Milho já brota com as primeiras chuvas da estação

Na localidade de Bonsucesso, a 9km da sede de Canindé, plantio de milho semeado há seis dias já se desenvolve. O agricultor Pedro Luiz Martins de Freitas, de 68 anos, plantou sozinho 19 quilos das sementes em três hectares de terra. Ele está otimista. "Está muito bom. Antes, a paisagem era de seca. Com estas chuvas, deu para animar a gente".

Ele fez tudo sem um auxiliar. "Preparei a terra, cavei as covas, plantei e agora vou limpar o milharal sozinho porque não dá para pagar a outro trabalhador R$ 30,00 por um dia de serviço no campo", afirma.

O plantio foi feito na última sexta-feira, e as sementes germinaram com perfeição. Ele aproveitou e plantou também dois litros de feijão em meio hectare.

Neste ano, muitos agricultores já preparam a terra com o objetivo de recuperar os prejuízos do ano passado. Foram 100 milímetros nos últimos dias em Canindé. Segundo o produtor rural, João da Silva, as precipitações renovam as esperanças dos agricultores da região.

De acordo com o produtor rural João Pereira Campos, os agricultores esperam recuperar logo os prejuízos causados pela longa estiagem de 2012. "Eu já tinha perdido a fé de chover. Achava que não chovia mais. Porque os prejuízos que a gente teve, principalmente para os que vivem da agricultura e da pecuária, foram grandes. Eu tive que vender 80 gados para alimentar o restante que ficou. O engenheiro agrônomo da Ematerce de Canindé, Luiz Fernando, visitou o cultivo feito por Pedro Luiz. Ele se mostrou surpreso com o trabalho. (Do Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo