REDIRECIONAMENTO

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Estação das chuvas começa em todas as regiões do CE

Choveu em todas as regiões do Ceará ontem. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 122 municípios. Não houve pluviometria muito elevada, mas pela primeira vez, neste ano, ocorreram chuvas generalizadas. Os cinco maiores registros foram em Tamboril (61mm), Choró (56mm), Itapipoca (55mm) e Quixadá (54mm).

Além destes municípios, a Funceme registrou chuva acima de 30mm nas seguintes cidades: Iracema (49mm), Cruz (47,5 mm), Senador Sá (47 mm), Tururu (42,5 mm), Itapajé (42 mm), Tabuleiro do Norte (37 mm), Banabuiú (36 mm), Jaguaretama (34 mm), Coreaú (33 mm), Itapipoca (32 mm) e Alcântaras (30 mm).

Fevereiro é o primeiro mês da quadra invernosa que se estende até maio. Geralmente, as precipitações são intensificadas a partir da segunda quinzena deste mês.

Chuva em todas as regiões, tempo nublado, relâmpago e trovões durante a madrugada reanimaram a esperança do sertanejo quanto ao fim da seca que se estendeu desde o primeiro semestre de 2012. "Estamos precisando de boas chuvas porque não há pasto e os animais sofrem com a falta de alimentação", disse o secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura do Ceará (Fetraece), Luis Carlos Lima. "Em várias comunidades, a água já está escassa".

No Sertão Central, a situação é preocupante, em decorrência da escassez de chuva. Ontem, a Funceme registrou precipitações de 30mm em média, em Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú, mas em outros municípios a chuva foi reduzida ou sequer ocorreu, como é o caso de Morada Nova, Jaguaribara, Mombaça, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro e Solonópole. (Do Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo