REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sertão Central: Mercado exige mão de obra com qualificação

A demanda econômica e profissional deve crescer em breve nas duas maiores cidades do Centro do Estado, Quixadá e Quixeramobim. Grande parte desse crescimento, na opinião de técnicos do Sebrae, está nos novos equipamentos púbicos implantados na região. Um deles é o Hospital Regional atualmente em construção na cidade de Quixeramobim.

A cidade também se prepara para receber um parque de exposições. Conforme a articuladora regional do Sebrae, Wilma Almeida, serão mais de mil empregos diretos. Enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos estarão entre os profissionais mais procurados.

Apostando nessa fatia de mercado, o casal de professores, Manoel Câmara e Iza Luna Freire, diretores do Sistema Educacional Integrado (SEI), resolveu criar mais oportunidades de capacitação em um destes polos da região, a cidade de Quixeramobim. Eles acabam de receber autorização do Ministério da Educação para funcionamento da Faculdade de Quixeramobim, cuja sigla será Uniq. A nova unidade de ensino iniciará suas atividades já no primeiro semestre de 2013. Inicialmente, serão ofertados quatro cursos de graduação em nível superior: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Pedagogia. No segundo semestre, a Uniq acrescentará o curso de Psicologia. Os investimentos iniciais são de R$ 5 milhões.

Inicialmente, a faculdade funcionará na sede do Instituto SEI. Depois será transferida para as futuras instalações, a serem construídas numa área de 100 hectares, negociada com o empresário Luiz Prata Girão, no setor norte da cidade, onde já está em funcionamento o Instituto Centec. Conforme o empreendedor, o projeto arquitetônico da Uniq contempla um arrojado complexo universitário, constando de blocos para abrigar as salas de aula, laboratórios, salas para os coordenadores, professores, diretores, auditórios, banheiros, refeitório, residência universitária, ginásio de esportes, estádio de futebol, áreas de circulação, estacionamento, camping, espaço verde e de preservação do meio ambiente.

O projeto deverá ser executado em até cinco anos. Entretanto, conforme Wilma Almeida, antes da conclusão do projeto, incrementando ainda mais a profissionalização na região, o Sebrae fez um levantamento técnico alusivo ao advento da Copa do Mundo, apontando evoluções em outros setores, como turismo, comércio varejista, construção civil, tecnologia da informação, madeira e móveis, têxtil e vestuário, agronegócios e serviços, e produção associada ao turismo. Estão na vanguarda dos segmentos a serem privilegiados pelos efeitos da realização do maior campeonato de futebol entre nações do mundo.

Essas áreas e a cadeia econômica envolvida pelos segmentos foram mapeadas como as da linha de frente em impactos econômicos no Ceará por um levantamento do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), envolvendo também as demais cidades escolhidas pela Fifa para serem sedes durante a Copa de 2014 no Brasil. O estudo chegou a apontar 505 oportunidades de negócios em Fortaleza, com 87 atividades promissoras na produção associada ao turismo; 74 na construção civil; e outras 74 no turismo; mais 71 focadas no comércio varejista; 61 na área de têxteis e vestuário; 56 em tecnologia da informação; 51 em agronegócios; e 31 voltadas para serviços.

No contexto, o Sebrae visualizou oportunidades também para o interior do Estado, principalmente no Sertão Central. "Mas as oportunidades evoluirão se aliadas com profissionais preparados para aproveitá-las", ressalta a técnica. "Citamos a capacitação profissional como fundamental para alavancar o desenvolvimento de setores econômicos, seja para um evento de expressão internacional, seja para dinamização de um segmento ou empreendimento para atendimento de necessidades básicas da população regional".

De acordo com a técnica do Sebrae o turismo de negócios é um exemplo. Quixeramobim será contemplado com a construção do parque de exposição e feiras a ser construído em breve. Terá um calendário de eventos recheados de atrações como a Feira de Negócios de Quixeramobim (FAICQ), Festival do Leite de Quixeramobim (Festleite), a Feira Agropecuária do Sertão Central (Ferboi), a tradicional Vaquejada etc. Além de outros eventos que poderão ser atraídos para o novo espaço. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo