Considerada a "Hollywood sertaneja", Quixadá não possui uma única sala de exibições em atividade comercial. Cenário de dezenas de produções cinematográficas, a capital turística do Sertão Central do Ceará conta apenas com sessões regulares no Cineclube da Fundação Cultural Rachel de Queiroz, nos fins de semana.
O espaço adaptado para as projeções recebe sempre um bom público, já que as exibições são gratuitas. Tem até sessão gospel. Mérito dos amantes da sétima arte nesta região e do esforço da administração pública local em preservar o hábito secular. Mas, na opinião dos cinéfilos, havendo interesse na cidade, os investimentos terão sustentabilidade e lucro.
Potencialidades
Duvidar das potencialidades cinematográficas de Quixadá é fechar os olhos diante das enormes telas a exibirem as imagens desta exótica terra mundo afora. Do drama até a comédia, as cenas refutam qualquer questionamento, principalmente, quando a Galinha Choca, o Chalé das Pedras e outras paisagens bem peculiares da "Terra dos Monólitos" estão enquadradas nas lentes dos cineastas, contracenando com os atores.
O "Área Q" foi o último deles. Estreou em circuito nacional. O público de Quixadá só teve a oportunidade de assistir à película graças a uma sessão especial, ao ar livre, na Praça da Cultura.
Segundo o pesquisador, historiador e escritor João Eudes Costa, um dos poucos a lembrar de detalhes da época áurea do cinema na cidade, nem sempre foi assim. Algumas décadas atrás Quixadá foi a majestade da região. Teve três cinemas funcionando ao mesmo tempo. Eram os Cine São José, 13 de Maio e Cine Yara. Uma época onde as exibições cinematográficas eram a principal diversão. Havia até concorrência entre eles na disputa pelas fitas de lançamento. O público adorava, principalmente as crianças. A diversão chegava, inclusive, aos menos favorecidos economicamente. Quem não tinha muito dinheiro, a opção era o "Cine Poeirinha".
Hoje coordenadora do Museu de Quixadá, a professora Maria Prima de Souza lembra da última máquina utilizada no Cine Yara. É uma das principais atrações do relicário municipal. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo