Uma instituição de ensino no Sertão do Ceará ainda mantém viva a tradição da cultura popular. Todos os anos, o Colégio Menino Jesus, localizado em Canindé, celebra o Dia do Folclore para homenagear várias pessoas, grupos e etnias que moldaram a nossa cultura e, que, mesmo sem grandes incentivos financeiros, sobrevive graças a ações dessa natureza.
Quem participa do maior evento cultural do Sertão Central diz com segurança que "é uma festa de tirar o chapéu", pela sua grandeza, respeitabilidade e fidelidade aos artistas que formam diversas categorias do apreço popular.
"Conhecer as nossas tradições, as nossas crendices populares e conhecer nossas origens é fazer folclore", observa Romeu Rocha de Oliveira, diretor do Colégio Menino Jesus e defensor da cultura no Ceará.
Conhecendo e valorizando a pluralidade do patrimônio sócio cultural brasileiro, identificando as diversidades e os elementos interativos entre eles, podemos compreender a cidadania como participação social e adotar atitudes de cooperação e respeito às diferenças étnicas.
"O folclore no Brasil é riquíssimo. Toda essa variedade cultural contribuiu diretamente para a manifestação de um povo versátil e alegre e para a formação de um Brasil brasileiro", ressalta Joane Laurênio de Oliveira, que também está à frente da direção do colégio. Durante a festa, foram lembradas figuras ilustres como Monteiro Lobato, um escritor que fez de seu texto uma viagem ao passado e ao presente no Sítio do Pica-Pau Amarelo. As representações das etnias de norte ao sul do Brasil, e danças apresentadas pelas crianças fizeram a diferença no evento. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo