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quarta-feira, 8 de agosto de 2012

441 mil prejudicados no CE com as falhas

Só no dia 8 de março de 2012, 971 mil chamadas do plano TIM Infinity teriam sido interrompidas no Estado. O problema teria afetado 441 mil usuários, com desembolso de R$ 251 mil em um serviço básico de telefonia celular não prestado em sua totalidade. Os dados são do relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados, ontem. O documento indica que o Ceará é a unidade da Federação mais prejudicada do Nordeste, que, por sua vez, é a região onde - proporcionalmente - houve mais "quedas" de ligações. É como se, a cada segundo, 11 ligações originadas de usuários do TIM Infinity, no Estado, simplesmente caíssem e tivessem que ser refeitas; ou, ainda, é o mesmo que 306 cearenses por minuto fossem obrigados a rediscar o número da pessoa com quem estava falando. Esse problema gera muitos aborrecimentos aos consumidores, além de prejuízo no bolso, já que para realizar cada nova chamada é preciso debitar outros R$ 0,25.

Por outro lado, para a empresa que oferece o plano é lucrativo, pois é um determinado espaço de tempo em que poderia ser feita apenas uma ligação são realizadas duas, três, quatro...em outras palavras, em vez de se gastar R$ 0,25 o desembolso é de R$ 0,50, R$ 0,75, R$ 1,00.

Para cada cliente isoladamente, todavia, a conta pode não ser tão alta. Mas na soma de vários o bolo é bem considerável. E isso foi identificado no processo administrativo da Anatel. Para os clientes nordestinos da operadora, o quadro é ainda mais grave, conforme destaca um dos trechos do relatório: "...pode-se afirmar que a TIM Nordeste está com qualidade de rede pior do que a média nacional..." (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

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