Para muitos, o fim de semana prolongado com o feriado da Sexta-feira Santa é sinônimo de descanso; para a maioria é de farra mesmo. Mas a tradição religiosa, da celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo ainda é motivo forte celebrado nas ruas e em muitas localidades do Sertão Central. Iniciada no domingo de ramos, a Semana Santa se estende até amanhã, Dia da Páscoa, com "Atos da Paixão de Cristo" por todos os cantos e becos. Ontem, multidões aguardavam com expectativa a encenação da Via Crucis nas ruas de Senador Pompeu, no entorno da Igreja.
Mantendo a tradição, mais uma vez a "Inigualável Paixão de Cristo" foi produzida pela Fundação Santa Terezinha, através do Ponto de Cultura Estação das Artes busca revolucionar a visão tradicional da Via Sacra. Segundo um dos coordenadores da encenação, Glauberto Matos, além do teor religioso, relaciona o sofrimento e a glória de Jesus ao cotidiano atual das pessoas, com reflexões sobre as desigualdades sociais e econômicas, como o desemprego, a violência, a discriminação, o preconceito e as formas de superação dessas situações reais.
A cada ano o espetáculo tem atraído grande quantidade de espectadores. Os organizadores estimam cerca de 2,5 mil expectadores da peça ao ar livre em 2011. Neste ano a expectativa é ultrapassar a marca de 3 mil. Os organizadores acreditam ainda que o evento tem colaborado para intensificar o fluxo turístico cultural na cidade, incentivando os empreendedores e empresários a melhorarem as estruturas de hospedagem e alimentação oferecidas aos visitantes. O espetáculo conta com o apoio da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Associação Comunitária do Bairro Caracará e empresas locais. Anteontem, foi a vez da Paixão de Cristo no Sertão, em sua quinta edição, ser apresentada na localidade de Engenheiro José Lopes, na zona rural de Senador Pompeu. A encenação é feita com a união dos grupos artísticos locais, Cia. Engenheiros da Arte, Cia. Pirilume de Teatro e Grupo Arautos do Bonfim, com realização e produção do Instituto Casarão em parceria com o Grupo de Apoio Comunitário, Econômico e Social Bonfinense (GACESB). O espetáculo teatral é baseado nos textos bíblicos, fazendo intervenções com temas atuais. Hoje, o espetáculo deve ser apresentado no distrito de Bonfim, neste Município.
Caretas
Enquanto isso, Na zona rural de Senador Pompeu, uma comunidade tem um jeito muito especial de malhar o Judas neste Sábado de Aleluia. Pela 68ª vez um exótico cortejo vai circular pelo lugarejo de Engenheiro José Lopes, comunidade rural distante cerca de 15Km do centro de Senador Pompeu.
São os Caretas, um grupo de homens mascarados trajando fantasias estampadas. Eles circulam no Município e cidades vizinhas arrecadando alimentos. As doações são armazenadas para a noitada do Circulo dos Caretas e malhação do Judas. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo