REDIRECIONAMENTO

sábado, 24 de março de 2012

Exposição homenageia Chico Anysio

A cidade de Maranguape, no Estado do Ceará homenageará seu filho Ilustre, Chico Anysio, falecido nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, aos 80 anos, abrindo para visitação, excepcionalmente este final de semana no Museu da cidade, a exposição permanente “Uma Homenagem a Chico Anysio”, que foi aberta no dia 27 de maio de 2009, quando Chico esteve em sua cidade natal, por ocasião da abertura do II Festival Nacional de Humor.

A exposição é permanente, estando aberta de segunda a sexta das 8h às 14h e conta com 14 marionetes de personagens de Chico Anysio, de um metro de altura, confeccionadas em madeira e tecido do artista plástico Gandhy Piorski. Dentre os personagens estão Salomé, Véio Zuza, Silva, Tim Tones, Pantaleão e Professor Raimundo.

Também integram a exposição caricaturas assinadas por diversos cartunistas brasileiros. São alguns dos desenhos originais que compuseram o livro “É mentira, Chico?”, organizado por Ziraldo e lançado em 2007 pela editora Resultado, onde são apresentados 77 personagens criados por Chico Anysio, retratados por 40 dos principais cartunistas do Brasil. As 20 caricaturas expostas foram doadas pelos autores para compor o acervo permanente do Museu da Cidade.

A realização é da Prefeitura Municipal de Maranguape, através da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (FITEC).

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio, nasceu em Maranguape, no Ceará, no dia 12 de abril de 1931. "Maranguape foi um paraíso, o Éden da minha infância durante sete gloriosos anos", orgulhava-se. Aos oito anos de idade, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro onde iniciou sua carreira. Com 17 anos, começou a trabalhar na rádio Guanabara. Lá, ele foi locutor, rádio-ator, redator e comentarista esportivo.

Com 65 anos de carreira, Chico criou mais de duzentos personagens, participou de diversos filmes, um deles “O Auto da Camisinha”, rodado em Quixadá em 2010, quando concedeu entrevista à equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação. Simples e direto, Chico atraía pelo talento, mas conquistava mesmo era pela sua generosidade e entrega aos seus duzentos e nove personagens, na maioria tipos nordestinos, muitos deles cearenses. Chico não era só um ícone da cultura e da arte de fazer rir e pensar, mas um cidadão brasileiro, cearense, orgulho não só do seu Estado, mas do Nordeste inteiro, fonte de inspiração para todos aqueles que fazem do Humor sua profissão.

O Dia do Humorista, instituído pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará é comemorado em 12 de abril, em homenagem a Chico Anysio, cuja morte ensejou a decretação de luto oficial no Estado por três dias. O corpo de Chico será cremado neste domingo, 25, no Cemitério do Caju, situado na zona portuária do Rio de Janeiro.

Serviço
Exposição: Uma Homenagem à Chico Anysio – De Segunda a Sexta, das 8h às 14h, no Museu da Cidade (Rua Major Agostinho, s/n, Maranguape). Excepcionalmente a exposição estará aberta neste sábado e domingo (24 e 25 de março), das 8h às 17h. Informações: (85)3369.9195 e 8736.2237.

(Colaboração: Degagé Assessoria de Imprensa – Jornalistas Sõnia Lage e Eugênia Nogueira)
Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo