A presidente Dilma Rousseff sancionou na última sexta-feira (23), a Lei Nº 12.599, que renegocia a dívida de pequenos e médios produtores agrícolas e prorroga o prazo de quitação dos débitos até 29 de março de 2013. A segunda edição da Lei Eunício Oliveira deverá refinanciar um total de 1,6 milhão de operações com base no valor originário do empréstimo, sem a incidência dos juros e foi publicada nesta segunda-feira (26), no "Diário Oficial da União".
De acordo com Eunício a nova lei terá abrangência para todos os nove estados do Nordeste (área do polígono das secas), além do Norte de Minas Gerais e Espirito Santo. “Serão renegociadas as operações de crédito rural que tenham sido realizadas com base nas Leis publicadas em 2006 e 2010 e que não foram quitadas. Também serão suspensas as execuções judiciais e os respectivos prazos processuais referentes a contratação”, relatou.
Relator do Projeto de Lei de Conversão (PLV 03/2012), aprovado no início de março, Eunício especificou que fica permitida a individualização das operações de crédito rural individuais, grupais ou coletivas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por um período adicional de cinco anos (contratos feitos entre 2006 e 2011). “Isso permite, por exemplo, que um agricultor associado a uma cooperativa renegocie sua dívida separadamente”, afirmou o parlamentar.
Durante a defesa do texto, Eunício recordou que foi através de um relatório de sua autoria, aprovado ainda na Câmara e sancionado em 2006, que deu início ao processo de renegociação de dívidas agrícolas de mais de 340 mil famílias. “Mais uma vez, tenho a oportunidade de defender um texto, que tenho certeza, irá beneficiar os pequenos produtores rurais do Ceará, do Nordeste e de todo o Brasil”, defendeu.
Programa Cinema Perto de Você
A presidente também sancionou teor do relatório do senador Eunício Oliveira que cria o Programa ‘Cinema Perto de Você’, que prevê linhas de crédito e investimento para implantação de salas de cinema em municípios carentes desse investimento. Para Eunício, as medidas de estímulo tributário possibilitará a expansão e à modernização do parque exibidor nacional. “O Programa irá ampliar os espaços e as condições de oferta de serviços de exibição buscando aproximar o público brasileiro ao cinema. A iniciativa ajudará a tirar as crianças e adolescentes da marginalização, criminalidade e das drogas”, afirmou. Além dos incentivos tributários, o texto explica ainda que a implantação de salas de cinema nos municípios poderá contar com recursos da União através do projeto ‘Cinema da Cidade’.
Postado por: Jornalismo - SMC / Informações: Assessoria de comunicação do senador Eunício Oliveira
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo