REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Presidente do Sindicato dos Médicos usa Facebook para manifestar indignação

“O Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes, se manisfestou por meio de sua rede social Facebook para demonstrar sua insatisfação com a saúde pública de Fortaleza e principalmente o desrespeito aos pacientes no Frotinha de Parangaba, onde frequentemente realiza plantão.

Veja na íntegra a postagem intitulada “Um caos anunciado”:

O que vou apresentar agora tem que ser do conhecimento de todos, apesar de ser do conhecimento das autoridades. Como cidadão, médico e presidente do Sindicato dos Médicos não posso calar diante do que vem acontecendo nos nossos hospitais de emergência e quero compartilhar com todos.

Quando estava na Câmara Municipal de Fortaleza paguei um preço alto por denunciar o que estava errado, mas em nenhum momento me arrependi , nem menos agora vou calar. No último dai 26, durante o dia, das 7 às 19 horas, dei plantão no Frotinha de Parangaba, hospital que atende urgência e emergência e que, nos últimos tempos, por vários motivos, tem participadodas manchetes de jornais.

Logo na entrada, recebi a seguinte informação dos colegas que estavam saindo: as enfermarias estão totalmente cheias, a sala de recuperação cirúrgica está também lotada, a UTU idem, o setor de emergência com as macas todas ocupadas e apenas algumas cadeiras livres e uma quantidade enorme de pacientes à espera de leitos para serem internados e operados. Deixamos o plantão com 18 pacientes traumatológicos à espera de cirurgia e com pacientes graves, inclusive de UTI, sentados em cadeiras de aço e bastantes desconfortáveis.

Um paciente, que chegou ao hospital pela manhã, com cirrose grave e com hemorragia digestiva e com indicação de ir para um leito de UTI, ficou sentado em uma cadeira, por não ter uma maca disponível. A sala de reanimação, que é utilizada só para reanimar pacientes graves e em parada cardíaca, estava com dois pacientes graves e sem lugar para acolhê-los.

Há poucos dias, uma nova direção assumiu o hospital e, sem ouvir os profissionais, resolveu derrubar dois boxes da emergência, aumentando ainda mais a situação de desrespeito ao direito de privacidade dos pacientes. Agora quando se quer passar uma sonda vesical(para retirar urina), se fazer uma tricotomia ou uma higienização (limpeza) do paciente, tem que ser na frente de todos que se encontram na emergência, em total desrespeito à dignidade humana. Pessoas idosas sendo expostas em um momento de grande sofrimento. Um volume grande de pacientes ocupando toda a emergência, mais parecendo um campo de batalha.

Não consigo me acostumar com injustiças. No plantão anterior, dois pacientes foram operados e, no lugar de irem para a sala de recuperação anestésica, tiveram que voltar para a emergência, pois não havia um só leito disponível na sala de recuperação anestésica e nem nas enfermarias. Os profissionais médicos e não médicos estão apavorados com o que vêm presenciando nas nossas emergências hospitalares e muitos familiares, muitas vezes, ficam cobrando dos médicos uma solução para o caso de seus familiares, quando nós sabemos que é a falta de estrutura dos hospitais que está causando este caos.

Recentemente, a presidente Dilma cortou R$ 5,4 bilhões do já pequeno orçamento da saúde, para pagar juro da nossa dívida e para amortizar o principal. Quero dizer que me documentei com dezenas de fotos e vou encaminhar ao Ministério Público, mantendo a privacidade dos pacientes.

Não dá para ver nossos doentes serem humilhados e desrespeitados publicamente em total desrespeito à vida, sem contar com as pessoas que morrem sem ter acesso a uma cirurgia ou leito de UTI. Nossa equipe estava completa naquele dia e, com exceção dos traumatologistas, não pudemos operar nenhum paciente, pois não tinha onde colocá-los. Vale ressaltar que este quadro se repete na maioria dos hospitais de emergência e é uma situação de calamidade pública. A passividade das pessoas também nos deixa triste.

A população tem que reagir a esta situação de caos. Esta denúncia, já fiz várias vezes via imprensa e a autoridades do executivo, mas a situação se complica cada vez mais. Espero que todos e todas que lerem esta minha denúncia compartilhem com seus amigos do facebook para que possamos fazer uma grande corrente em defesa da cidadania e da dignidade humana. Vou sempre denunciar esta triste realidade. Uma frase atribuída a Martin Luther King diz “O que me preocupa não é o grito dos violentos, o que me preocupa é o silêncio dos bons”. Não pequemos por omissão!

José Maria Arruda Pontes
Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará”.

O referido texto foi publicado no Blog do Eliomar, do O Povo, hoje, 29. Segundo o blog, o médico José Maria Pontes deve participar de uma reunião da Federação Nacional dos Médicos, nesta quarta-feira, 29, em Brasília. Ele vai protestar contra o corte feito pelo governo federal no orçamento da saúde.

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo