![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfP5-dxkrVf_xLMtNtxJ-nrFY0YJR3vFZg5suekkP2EsbmjaxdTKEaVnYqw-h99TVzf8MsmaT85MHvsedBE2GprsnVpXUQU83H2iE_EVJKnaqFKp8Z1G3cj8DWDx99BT59t50ytgloemVg/s400/06.jpg)
Robério é apenas um entre tantos cidadãos que votam sem conhecer o candidato e suas propostas. Já que a discussão central gira em torno da escolha para a Prefeitura, as eleições para vereador são negligenciadas. Ao eleger seus representantes na Câmara Municipal, muita gente sequer sabe qual papel o candidato eleito vai desempenhar.
Em rápida enquete realizada na Praça do Ferreira quinta-feira, a maioria dos entrevistados pelo O POVO citou como missão do vereador trazer benfeitorias para o seu bairro. Por benfeitorias, entende-se: asfaltar as ruas, construir postos de saúde, escolas, creches. Atribuições que, na verdade, cabem ao Executivo Municipal, ou seja: à Prefeitura. “Então por que eles prometem se não é da alçada deles?”, questionou uma das eleitoras ouvidas pela reportagem.
Equívocos
A impressão do eleitor, por mais desinformado que seja, é resultado do discurso dos candidatos em tempos de campanha. “O papel do vereador é muitas vezes confundido. Às vezes há uma confusão, pela própria história do vereador, com o papel que ele exercia de líder comunitário”, explica o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT).
Ao mesmo tempo, vereadores endossam a tal percepção equivocada do eleitor ao incluir na lista de atribuições o papel de ser um elo entre o cidadão e o Executivo Municipal. “Eu mesmo tenho trabalhado como elo. A comunidade do Conjunto Palmeiras, por exemplo: ‘Vereador, estamos precisando de uma linha de ônibus’. O que eu fiz? Agendei com a comunidade e a Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza)”, disse o vereador, acrescentando que já articulou creche com o secretário de Educação e asfalto com a Secretaria Executiva Regional.
Neste ano, o eleitor se verá novamente diante da tarefa de escolher um candidato a vereador. A Casa terá duas vagas a mais, portanto serão eleitos 43 parlamentares. E a edição de hoje do O POVO tem o propósito de alertar sobre a importância de escolher bem o seu representante, pois você é também responsável pelo bom ou mau rendimento da produção do parlamento. Para isso, é fundamental entender o papel do parlamentar e observar se as promessas de campanha condizem ou não com a real atribuição dos eleitos.
Por quê
Entenda a notícia
Pela Constituição, o papel do vereador é legislar e fiscalizar o Executivo Municipal. No entanto, muita gente confunde suas atribuições. Na prática, há candidatos que prometem em campanha o que seria atribuição do Executivo. (Fonte: O Povo Online)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo