REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Direto ao Assunto: O vereador que queremos

Levantamento recente do desempenho parlamentar de vereadores da capital cearense constatou que ao menos três deles não apresentaram sequer um projeto de lei durante o mandato que termina no dia 31 de dezembro deste ano. Há outros que fazem seus mandatos apenas por requerimentos e discursos, e há ainda os que quase nunca se pronunciam .

O mais grave é perceber que enquanto a população reclama de problemas que poderiam ser evitados mediante a atuação dos parlamentares com a criação de leis, os parlamentares se omitem, deixando assim de cumprir com a sua principal função, que é legislar.

Tal postura se observa na grande maioria dos municípios brasileiros, onde o poder legislativo não desempenha seu papel com independência e harmonia.

Diante da ineficiência dos nossos parlamentares, é comum ouvir as pessoas comentarem que “vereador não faz nada, só vai buscar o salário no final do mês”. A ausência de cidadãos nas sessões ordinárias é um termômetro desse desinteresse e descrença da população na categoria.

Pesquisas apontam que parte do eleitorado não sabe sequer em quem voltou na última eleição. Número igual ou superior ignora o que seu representante tem feito no mandato, que projetos tem defendido, como tem se portado em sua vida pública.

Este ano teremos eleições municipais. O povo terá, em todo o Brasil, a chance de eleger novos vereadores e prefeitos. A composição das casas legislativas municipais é fundamental para a boa gestão pública.

Que entre os critérios adotados para a escolha de seus candidatos esteja o compromisso com a população, a independência e a coragem, para que tenhamos bons representantes no legislativo, empenhados em defender os interesses coletivos.

Eis uma forma eficaz de se combater a corrupção e a impunidade no Brasil e dar um adeus à onda de escândalos envolvendo as prefeituras municipais que marcou o ano de 2011, principalmente no Estado do Ceará.

Sérgio Machado
Radialista

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo