REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Historiador Neto Camorim apresenta monografia no 8º Papo Cultural


Na noite do último dia 26 de agosto, sexta, na casa de Antonio Conselheiro a 8ª edição do projeto Papo Cultural teve como convidado o historiador Neto Camorim, que apresentou para o público presente, em sua maioria professores e estudantes universitários, sua monografia de especialização em história e sociologia realizada pela Universidade Regional do Cariri (URCA), que tem como tema: Escravidão e Abolição em Quixeramobim: da liberdade condicional e gradativa ao mercado de trabalho livre (1871-1884).

Em sua análise o historiador relatou sobre a escravidão e abolição em Quixeramobim e as dificuldades para a inserção do negro no mercado de trabalho livre, como também os mecanismos utilizados pelos senhores proprietários (rurais e urbanos), na construção de uma liberdade condicional e gradativa aos seus escravos, no período (1871-1884).

Em uma de suas falas, Camorim destacou a contribuição de sua pesquisa: “minha pesquisa busca contribuir na reconstrução histórica do povo negro, escravo ou livre, onde historicamente suas vozes foram silenciadas pelos senhores proprietários, pois quando sua liberdade foi construída, ficou presa a miséria que agonizava o campo e a cidade. Dificultando assim, sua inserção na sociedade, enquanto cidadão, tendo que enfrentar a discriminação social e racial que persiste existir ainda hoje,” disse.

O historiador apresentou ainda o DVD “Momento Circular” da cantora, compositora e atriz do teatro Oficina Uzina Uzona, Célia Nascimento, que contribuiu para as reflexões e debates, onde os presentes, além de perguntarem sobre a pesquisa apresentada, foram discutidos as questões de negritude na atualidade. Para finalizar, o integrante da Ong. Iphanaq, Edmilson Nascimento, entregou uma menção honrosa ao historiador Neto Camorim pela sua apresentação.

O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos para a difusão do patrimônio histórico do município de Quixeramobim. Uma realização da Ong. Iphanaq e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, e conta com o apoio da Fundação Canudos e do Sistema Maior de Comunicação.
Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo