REDIRECIONAMENTO
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Em Ibaretama: Sem verbas, prefeita decreta emergência
Onze dias após a Justiça ter determinado o afastamento do prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Morais do cargo majoritário neste Município do Sertão Central (130Km de Fortaleza), a vice-prefeita, Antônia Núbia de Lima Cavalcante, empossada interinamente no último dia 20, surpreendeu a população de sua cidade decretando estado de emergência e exonerando o secretariado de seu antecessor. A decisão, anunciada através do decreto número 10/2011, foi encaminhada à Justiça da comarca local e à Câmara de Vereadores.
No decreto, sancionado para o período de 60 dias, a prefeita em exercício justifica ter adotado o ato administrativo em razão do bloqueio das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no dia 13.
Confiança
Além da exoneração de todos os secretários, Antônia Núbia Cavalcante também dispensou o chefe de gabinete, procuradores, e todos aqueles que exerciam cargos de confiança e comissionados no âmbito municipal. Os nomes não foram revelados no decreto.
Durante todo o dia, a Reportagem procurou manter contato com a prefeita para colher mais detalhes e esclarecimentos acerca das decisões. Servidores informaram que ela havia seguido para Fortaleza. O motivo da viagem não foi informado. Apenas seu assessor direto, Lúcio Nogueira, poderia prestar informações a respeito das medidas. Até o encerramento da edição, ele também não foi localizado.
Além do prefeito, mais quatro pessoas ligadas à administração daquele Município já foram afastadas de seus cargos até a conclusão da instrução criminal, atendendo ao requerimento do Ministério Público estadual. O juiz responsável pela medida, Luiz Evaldo Gonçalves Leite, também determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal de Morais e de mais dez acusados de participar de esquema de corrupção denunciado pela Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).
A denúncia, feita pela Procap, chegou às Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça no dia 27 de junho passado, apontado crimes de formação de quadrilha, falsificação de documento público, peculato, desvio, inserção de dados falsos em sistema de informações, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo