
Sequenciando o calendário de exibições de cinema itinerante pelo sertão de Quixeramobim, o Cineclube Iphanaq esteve no último sábado, 21, na comunidade de Canafístula Velha, região do Pirabibu. Na oportunidade foi exibido o filme Abril Despedaçado, de Walter Salles.
O filme retrata o contexto do sertão brasileiro nas décadas de 1910 e 1920, profundamente marcadas pela violência. O enredo do filme gira em torno de uma camisa manchada de sangue que balança com o vento, simbolizando uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra, num cenário de vingança, como dita o código da região na época.
Logo após a exibição aconteceu um debate, onde os moradores da comunidade colocaram suas idéias e percepções sobre o filme. Segundo a professora Ana Selma, “essa iniciativa da ONG. Iphanaq de levar o cinema ao sertão é uma ação cultural importante, pois as pessoas das comunidades rurais na sua grande maioria nunca assistiram a uma sessão de cinema, e esse projeto tem oferecido essa oportunidade”.
O projeto cineclube é uma ação cultural realizada pela ONG. Iphanaq e o Sesc-Ler de Quixeramobim e conta com o apoio do Sistema Maior de Comunicação.
Postado por: Jornalismo - SMC
REIVIDICAÇÃO
ResponderExcluirEm nome de todos os motoristas do serviço público do CEARÀ, que estiveram participando do evento em QUIXERAMOBIM, reivindico a falta de educação do prefeito desta cidade que excluiu da mesa do almoço todos nós motorista. É um desrespeito termos que levar nossos representantes para o evento sobre o Selo UNICEF e sermos sujeitados a isso. Uma vergonha pra uma cidade que faz um evento e não pode oferecer um almoço para os motoristas das cidades participantes.
Ass.: Carlos Henrique (o BOLINHA) – Motorista de Crateús/CE
Caro Henrique, em nome das pessoas de bem da minha cidade, peço desculpas. Esta foi apenas uma das grandes arbitrariedades que ele apronta. Voce apenas vusitou, e nós que moramos aqui nos deparamos com coisas piores a cada minuto...
ResponderExcluirSinto-me envergonhada!