REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 27 de julho de 2010

Saúde: 20 novos leitos ampliam e melhoram assistência no Hospital São José

A Secretaria da Saúde do Estado inaugura na manhã de hoje, 27, as novas instalações e estrutura do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), após as obras de reforma e ampliação que criaram 20 novos leitos de enfermaria para infectologia de adulto, no Bloco F. Para a realização das obras, o Governo do Estado investiu R$ 863.988,58, em recursos do Plano de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Estado - MAPP da Saúde. Outros R$ 915.949,38 foram investidos em novos equipamentos para o HSJ que fica na Rua Nestor Barbosa, 315, Amadeu Furtado.

Hospital da Secretaria da Saúde do Estado, o São José funciona como hospital de referência em doenças infecciosas no Estado do Ceará, integrante da rede SUS - Sistema Único de Saúde. Possui uma área construída de 4.700m2 e uma capacidade de internamento com 68 leitos de infectologia adulto, 21 leitos de infectologia pediátrica, 15 leitos de Hospital Dia, 7 leitos de UTI, totalizando 111 leitos, além dos 20 novos leitos do Bloco F.

Entre os serviços finais mais procurados estão os de ambulatório especializado e consultório 24 horas para emergência em doenças infecciosas. O HSJ desenvolve também outros serviços complementares para portadores HIV e pacientes acompanhados em serviço, áreas de Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Assistência Social. Em junho deste ano, o HSJ realizou 2.488 atendimentos ambulatoriais e 152 internações.

O Hospital possui Centro de Estudos atuante e dispõe de coordenadorias de ensino e pesquisa, estágios, internato e residência médica. Desenvolve atividades de ensino por meio de residência Médica e concessão de estágios curriculares e extra curriculares e de capacitação profissional nas diversas áreas. A unidade dispõe de programas de estágios oficializados através de convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará que encaminha ao HSJ várias instituições acadêmicas na área da saúde.

Acesso à rede de esgoto cresce no Ceará

De janeiro a junho deste ano, 73 mil pessoas tiveram acesso ao serviço de esgotamento sanitário no Ceará. O número é quase 70% maior do que o crescimento registrado no serviço de água. A explicação é a quantidade de obras de esgoto em execução no Estado.

A cobertura de esgoto no Ceará cresceu de 35,85% em dezembro de 2009 para 37,05% em junho deste ano. Esse crescimento significa 73.388 pessoas com acesso à rede de esgoto. Hoje, 1.875.576 de cearenses estão ligados à rede de esgotamento sanitário da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Para isso, a Companhia mantém 3.870 quilômetros (km) de rede nos 149 municípios que atende no Estado.

O acesso à água também aumentou nesses últimos seis meses, passando de 97,26 para 97,45%. São 43.612 pessoas a mais recebendo água tratada em casa perfazendo um total de 4.932.925 habitantes ligados à rede água da Cagece. São 10.339 km de extensão de rede de distribuição.
Novas redes estão sendo construídas no Ceará. Hoje, há obras em diversos municípios como Maranguape, Aracati, Crateús, Quixadá, Mombaça e Santana do Cariri.

Em Fortaleza, as obras de esgotamento sanitário estão sendo executadas em 27 bairros. São eles: Autran Nunes, Bom Sucesso, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Bela Vista, Demócrito Rocha, Couto Fernandes, Jóquei Clube, Pici, Panamericano, Conjunto Ceará, Genibaú, Granja Portugal, Dias Macêdo, Dendê, Itaperi, Parangaba, Serrinha, Maraponga, Vila Peri, Vila Manoel Sátiro, Mata Galinha, Castelão, Parque São José e Bom Sucesso.

Atuação da Cagece

A Cagece promove melhoria da saúde e a qualidade de vida em 261 localidades no Estado com água tratada e de qualidade. No esgotamento sanitário, a companhia chega a 75 localidades. Trinta e cinco municípios do Ceará possuem seu próprio serviço autônomo de água e esgoto: Aiuaba, Amontada, Ararenda, Banabuiú, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Caririaçu, Crato, Dep. Irapuan Pinheiro, Granja, Ibaretama, Icapuí, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Itapajé, Jaguaribe, Jardim, Jucás, Limoeiro do Norte, Madalena, Milhã, Morada Nova, Nova Russas, Pedra Branca, Pindoretama, Quixelô, Quixeramobim, São João do Jaguaribe, Sobral e Solonópole.

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo