O PT não tem o menor rancor por ter perdido a vice-governadoria na chapa majoritária encabeçada pelo governador Cid Gomes (PSB). Quem garante é o vice-presidente do PT cearense, o deputado federal José Nobre Guimarães.
Na madrugada de domingo, horas antes da convenção conjunta do PT, PSB e PMDB, Cid anunciou que seu candidato a vice seria o deputado estadual peemedebista Domingos Filho, presidente da Assembleia Legislativa, que substitui no posto o petista Francisco Pinheiro.
Além de José Pimentel como candidato a senador, o PT reivindicava de Cid a manutenção do vice.
Guimarães diz que a prefeita Luizianne Lins, presidente estadual da legenda, telefonou-lhe horas antes da convenção para informar que havia acordado indisposta e não teria condições de comparecer ao evento. Nos bastidores, cogita-se que a ausência da prefeita tenha refletido sua insatisfação pela indicação de Domingos Filho. Guimarães, no entanto, assegura que Luizianne “está com Cid e não abre”. Ontem, o parlamentar concedeu ao jornal O Estado a seguinte entrevista:
[O Estado] O PT queria a vice-governadoria e não conseguiu. Isso é motivo de rancor do partido contra o governador Cid Gomes?
[José Guimarães] A escolha do deputado Domingos Filho para vice-governador foi de caráter pessoal. Nos últimos dias eu e o governador Cid conversamos bastante e a decisão foi, como já disse, para o bem do Ceará. O PT não tem qualquer mágoa por não ter mantido o vice na chapa.
[O E.] Além de apoiar Cid Gomes, o que também é importante na chapa majoritária anunciada pelo governador?
[J. G.] A chapa está de bom tamanho. O PT, na chapa, tem três objetivos fundamentais: apoio à candidatura de Dilma Rousseff, afastamento do PSDB da aliança e a indicação de um petista para o Senado, na pessoa de José Pimentel. O PT não tem o que reclamar da chapa, porque entende que acima de tudo está o Ceará.
[O E.] A prefeita Luizianne Lins não compareceu à convenção do PT, PSB e PMDB. Isso significa que ela está contra Cid Gomes?
[J. G.] A prefeita me comunicou, na manhã de domingo, por volta de 11h30, que não tinha condição de ir à convenção porque amanheceu adoentada e, por isso, não tinha condição nem de sair de casa. É uma justificativa normal e não tem por que ficar especulando coisas negativas. Ela está com Cid e não abre.
[O E.] Como vê as críticas de Tasso Jereissati a Cid Gomes, tendo em vista que o PSDB ainda continua com cargos estaduais?
[J. G.] Pelo que eu senti ontem [domingo] do governador Cid, e esse é um desejo também do PT, a nossa aliança vai discutir o futuro do Estado e não dos opositores. Não vamos ficar dando caneladas. A tática de semear o ódio, a discórdia, o rancor e o baixo nível de campanha não é boa para a disputa estadual.
[O E.] O que será o ideal para a campanha deste ano?
[J. G.] Acho que todos os candidatos ao governo devem mostrar o que já fizeram em favor do Ceará e dizer o que pretendem fazer para o futuro.
[O E.] Mostrar o que está fazendo agora é mais importante do que mostrar que foi feito no passado?
[J. G.] O que foi feito não perde o mérito, mas o que está sendo feito agora está sendo visto, conferido pela população. Acho que o que está sendo feito agora tem um sabor melhor, porque é novo e vai entrar em operação. O governador Cid Gomes tem muito o que mostrar ao eleitorado, porque tem obra em todo canto.
[O E.] O que se destaca no governo Cid Gomes?
[J. G.] Acho que tudo, mas é válido destacar o que está sendo feito na saúde, na educação e em outros setores. No primeiro setor estão sendo feitos dois grandes hospitais regionais que vão resolver o problema de superlotação do IJF. No segundo, estão sendo construídas mais de 120 escolas, além de muitas obras importantes.
[O E.] Por que Dilma Rousseff não veio para a convenção do PT no Ceará?
[J. G.] Ela mandou uma carta justificando a impossibilidade devido ao tempo curto no domingo passado.
Fonte:O Estado
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo