A Executiva Estadual do PT se reuniu, ontem à noite, e anunciou que, na próxima sexta-feira, às 8 horas, terá uma nova reunião com representantes dos 15 partidos que se uniram em apoio à reeleição do governador Cid Gomes e à eleição da ex-ministra Dilma Rousseff à presidência da República e do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) ao Senado Federal. Horas antes, a cúpula petista e dirigentes do referido colegiado realizaram o primeiro encontro, na sede da agremiação.
A prefeita Luizianne Lins (PT), presidente da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores, não participou da reunião. Pela manhã, no ato político que marcou a pré-candidatura de Pimentel ao Senado, Luizianne asseverou que o PT mantém a sua posição de reivindicar as duas vagas na chapa majoritária de reeleição do governador.
Resolução
"Nós achamos que temos legitimidade para pleitear a manutenção da vice e uma candidatura do Senado. Essa é uma resolução do partido, a primeira resolução de apoio ao governador. Mesmo não tendo sido procurados, nós tiramos uma resolução que diz que apoiamos a reeleição de Cid Gomes, que apoiamos Eunício Oliveira para uma vaga do Senado, que indicamos o Pimentel (para a outra vaga) e a manutenção da vice. Temos tamanho e peso político social para isso", atesta.
Questionada se o apoio do PT à Cid Gomes está condicionado ao apoio do governador à Pimentel, a prefeita respondeu que por enquanto, ainda não sabe, pois até agora o "PSB do governador não chamou o PT para conversar".
Luizianne admite que surpreendeu o fato de o PT não ser chamado para participar do colegiado que fechou apoio à reeleição de Cid Gomes, porém afirma que isso não será motivo para um desacordo. "Saímos de principal aliado do governador para o último partido a ser conversado. Então é claro que isso realmente nos estranha, mas não é objeto de divergência, de confusão. A gente vai ouvir o que os partidos têm para nos colocar, o PSB também, e tomar nossas posições", declara.
Mas há quem discorde. Para Ilário Marques (PT), a formação do colegiado sem a participação do PT foi uma tentativa de isolar seu partido, o que considera um "absurdo" e um "desrespeito". "Acho que a Luizianne tem que exigir uma conversa direta com Cid Gomes, senão não tem acordo com o PT. Colocar intermediário? A conversa do PT tem que ser com o governador, porque ele é o candidato, da mesma maneira como eles vieram procurar o apoio do PT para apoiá-los", reclamou.
Importante
Após a reunião do PT com o colegiado, o deputado Ivo Gomes (PSB), deixou claro que o PT é um partido muito importante para o PSB e que a sua legenda dará total apoio a candidata petista ao Palácio do Planalto, mas não sinalizou apoio ao pré-candidato do PT ao Senado, José Pimentel e nem afirmou que a vaga de vice-governador será dos petistas.
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo