Agentes da Polícia Federal e da representação da Interpol em Fortaleza capturaram, ontem, no Litoral Leste do Ceará, um dos narcotraficantes mais procurados na Europa e na América do Sul. A prisão aconteceu na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati (a 140Km da Capital), onde os agentes localizaram o italiano Gilberto Di Loreto, 54.
Segundo a Interpol, contra Di Loreto já existia uma ordem de prisão com mandado de deportação para o seu país de origem, emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Investigações realizadas nos últimos dois anos indicaram que ele teria sido o responsável pelo envio de, pelo menos, duas toneladas de cocaína para a Europa através do Brasil. A droga teria sido fabricada em países como a Colômbia e Bolívia e entrado no Brasil através de via terrestre. De cidades localizadas nas fronteiras, a cocaína chegava aos portos e aeroportos através de ´mulas´ contratadas no Brasil e países como Holanda e Itália.
A prisão
Segundo a PF, Di Loreto foi encontrado pelos agentes federais quando se divertia em uma barraca de praia. Ele estava na companhia de três mulheres (identidades preservadas). Quando os policiais fizeram uma revista nele, encontraram um papelote de cocaína escondido nos sapatos.
Sem resistir à voz de prisão, o italiano foi, então, conduzido até a residência onde havia se instalado. Na casa, os ´federais´ encontraram mais vestígios de sua atuação criminosa. Ali foram apreendidos vários papelotes de cocaína, já prontos para o consumo. A droga estava ocultada em um cano plástico.
Além da droga, os policiais apreenderam também uma balança de precisão. Ainda na tarde de ontem, Di Loreto foi trazido para Fortaleza e colocado em um xadrez. Sua permanência na Capital cearense será breve. Até a próxima semana será deportado para a Itália, onde vai responder pelo tráfico internacional de drogas.
Esta foi uma das principais prisões de repercussão internacional que a PF no Ceará realizou este ano. Desde janeiro, os agentes da Delegacia de Repressão aos Entorpecentes (DRE) e a equipe de plantão no Aeroporto Internacional Pinto Martins já apreenderam 113 quilos de cocaína pura.
Na semana passada, dois portugueses e uma mulher africana foram presos com cerca de cinco quilos de pó. Dois brasileiros também acabaram detidos.
(Fonte: Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo