O programa Quixeramobim Agora de sábado, 19, discutiu o Meio Ambiente – A questão ambiental e ações municipais voltadas para este tema. Dentre os convidados estiveram discutindo o assunto, o Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza, Dr. Deodato Ramalho, O diretor do IBAMA de Quixeramobim, professor Douglas Dâmaso, O vereador Everardo Júnior e o professor e geólogo Nilton Costa.Ausentes do debate, o deputado estadual Cirilo Pimenta, presidente da Comissão de meio ambiente e desenvolvimento do semi-árido da Assembléia Legislativa do Estado e o Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Mauro Ricarte.
Deodato Ramalho destacou as ações desenvolvidas na capital, principalmente com relação a aplicabilidade da lei do silêncio e o combate a poluição visual. O secretário afirmou ser muito mais fácil e prático a aplicação da lei nas sedes dos municípios pelo fato de se ter uma área bem menor para se fiscalizar. Para ele, as autoridades municipais, principalmente o prefeito, deveriam agir de forma republicana, ou seja, aplicar a lei e fazer valer o direito de todos. Segundo Deodato o que acontece é que na maioria das vezes a lei só é aplicada para quem não faz parte do quadro de amizades do governante, constituindo assim uma ação completamente eleitoreira.
O vereador Everardo Júnior, autor da Lei do Silêncio no âmbito municipal disse que a referida lei já existe, foi sancionada, faltando, porém, definir por parte do governo municipal, quem deverá fiscalizar e aplicá-la. Ressaltou que enquanto isso não ocorre quem se sentir ofendido com relação ao barulho dos carros de sons, dos cultos evangélicos, e outras modalidades sonoras, deverá acionar a polícia porque apesar de a lei ter sido regulamentada no âmbito municipal, trata-se de uma lei nacional que garante ao cidadão o seu direito de descanso.
Como representante do Governo Municipal, Everardo Júnior, teve que responder a indagações de ouvintes que participaram e cobraram ações do poder público em relação a poluição visual, como a afixação de faixas de divulgação em locais impróprios como praças e semáforos, inclusive faixas do próprio poder municipal, além de ser indagado sobre o porquê do Rio Quixeramobim está sendo cercado, como se fosse propriedade privada, e a situação dos mototaxistas que se aglomeram nas praças da cidade, ocupando o espaço público.
Outro tópico muito discutido no programa foi a destinação do lixo produzido na cidade. Foi abordado que o município é um dos poucos do Estado a possuir um aterro sanitário dentro das especificações e normas técnicas de funcionamento. Porém, se cobrou mais mecanismos de limpeza, como carro recolhedor, um sistema de triagem do lixo, e coletores de lixo seletivo. O professor Nilton Costa foi enfático ao afirmar que Quixeramobim recolhe e produz lixo com status de cidade grande e que em pouco tempo o aterro ficará pequeno se novos mecanismos não forem desenvolvidos.
Também se discutiu o projeto de saneamento básico do município que desde o ano passado se fala da existência de R$ 28 milhões de reais que seriam destinados para tal, porém na verdade não foi feito ainda nada nesse aspecto. Segundo o líder do governo, Everardo Júnior, o projeto existe, mas ainda não tem data para acontecer devido mudanças de ordem técnica de condução do projeto, que agora será desenvolvido pelo PAC. Com relação a Via Paisagística a opinião foi unânime em afirmar que existe um grande contraste com a beleza do local e os esgotos que ali derramam seus dejetos poluindo e causando fedentina e desconforto para a população.
O professor Douglas Dâmaso destacou a importância da conservação dos mananciais existentes no município, dentre eles o Açude da Comissão, situado em pleno centro da cidade e que se tornou um imenso esgoto a céu aberto. Everardo Júnior informou na ocasião que a recuperação do referido açude está dentro do projeto de saneamento básico do município.
Os participantes concordaram sobre a importância de se ter um órgão municipal que desenvolva as ações de fiscalização e aplicabilidade da Lei do Silêncio e da poluição visual, além de ações de preservação do meio ambiente como um todo. A população recebeu por parte do representante do Governo, Everardo Júnior a informação de que este órgão será criado ainda nesta gestão e que deverá cuidar exclusivamente da questão ambiental.
(Fonte: Jornalismo do Sistema Maior de Comunicação)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo